Apenas um em quatro bancos possui estratégia de transformação digital

Conduzido pela IDC Financial Insights e patrocinado pela SAP, o estudo "The Digital-Ready Bank" auscultou 250 bancos de retalho e corporativos da EMEA

Apenas um em quatro bancos possui estratégia de transformação digital

Os resultados deste estudo demonstram que apenas um em quatro bancos (24%) desenvolveu ou implementou uma estratégia holística de transformação digital. Além disso, cerca de 21% por inquiridos têm, atualmente, um Chief Digital Office (CDO), sendo que a IDC acredita que um em cada dois bancos terá um CDO ou líder digital que conduzirá a transformação digital na instituição bancária até 2020.

Este estudo mostrou ainda a correlação positiva entre o envolvimento do IT e a taxa de sucesso das iniciativas de transformação digital, com números que apontam para 57% dos projetos de transformação digital bem-sucedidos tiveram a intervenção do IT desde o início.

Adicionalmente, resultados revelam que a transformação muitas vezes ocorre apenas no front-office, criando "ilhas de inovação" que impedem os bancos de retirar os benefícios da transformação digital a um nível organizacional. Quase metade dos auscultados (40%) indicam que que a transformação digital permanece uma iniciativa de front-office com vista a melhorar a experiência do cliente.

“Não há dúvida de que os bancos da EMEA estão a criar valor acrescentado aos seus clientes através de projetos de transformação digital, mas vislumbro um futuro ainda mais brilhante”, afirma Laurence Leyden, diretor-geral para o negócio de serviços financeiros da SAP EMEA. “Ao esbaterem as linhas entre as iniciativas de back-office e front-office e ao criarem uma abordagem holística para a transformação digital, os bancos podem fazer evoluir os seus serviços para o cliente, tornando-se um parceiro para toda a vida”.

A cultura colaborativa e o foco no núcleo digital que envolva tecnologias analíticas, abertas e ágeis foram identificados como elementos-chave para a estratégia de transformação digital das empresas. Além destes dois elementos, também a vontade de estabelecer parcerias com fornecedores externo (como startups FinTech), fornecedores de tecnologia e empresas de serviços não financeiros, que os clientes valorizem são elementos fundamentais nesta transformação digital.

"Para a transformação digital se entranhar no DNA e na estratégia de um banco é preciso que exista um líder - e esse é o CDO. O papel do CDO ainda é novo e está a amadurecer, mas deve focar-se no alinhamento dos diferentes segmentos da organização e dos diferentes processos de tecnologia em torno de um objetivo comum, nomeadamente um maior envolvimento e retenção de clientes”, salienta Jerry Silva, diretor de investigação do IDC Financial Insights.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.