Apenas 14% dos líderes de compras conseguem atender às necessidades futuras da sua função

A maioria dos líderes de compras receia não possuir o talento necessário para cumprir os objetivos futuros da função, como competências tecnológicas e visão de negócios

Apenas 14% dos líderes de compras conseguem atender às necessidades futuras da sua função

De acordo com uma investigação da Gartner, enquanto 46% dos líderes de compras acreditam serem capazes de cumprir os objetivos atuais da sua função, apenas 14% estão confiantes com a capacidade dos seus talentos para atender às necessidades futuras, nomeadamente no que diz respeito às competências tecnológicas e à visão estratégica de negócios.

O inquérito a 111 líderes de compras, realizado em junho, evidenciou uma divisão notória entre a perspetiva destes profissionais sobre as suas necessidades atuais e futuras nesta função. Segundo a Gartner, quando questionados sobre os seus requisitos futuros, o número de inquiridos que discordaram veementemente da afirmação de que possuem o talento adequado triplicou em relação aos níveis atuais.

“Os líderes de compras estão geralmente confiantes no estado atual dos seus talentos e na capacidade de atingir os seus objetivos de curto prazo”, explica Fareen Mehrzai, Senior Director Analyst da Gartner’s Supply Chain Practice. “No entanto, os nossos dados mostram que os diretores de compras (CPOs) estão preocupados com o futuro e com o talento suficiente para cumprir objetivos transformadores baseados na tecnologia, bem como com a capacidade de servir como consultores estratégicos para o negócio”.

Além disto, os líderes de compras consideram que, no último ano, a visão de negócios (69%) e as competências em tecnologia e dados (68%) aumentaram em importância. No entanto, somente 26% afirmam que as “competências tradicionais em compras” ganharam importância no mesmo período.

“Os líderes de compras estão cientes de que as competências necessárias para impulsionar a transformação são diferentes das competências tradicionais de compras e que existem lacunas significativas entre as suas necessidades atuais e futuras para as competências mais importantes”, refere Mehrzai. “96% dos entrevistados relataram pelo menos uma pequena lacuna nas suas necessidades de tecnologia e habilidades de dados, enquanto 86% relataram o mesmo quando se tratava de visão de negócios”.

Mais de 65% dos inquiridos afirmarem que as suas organizações têm estratégias dedicadas para atingir as competências mais críticas. No entanto, apenas 31% dos líderes de compras acreditam que os seus atuais modelos de competências são relevantes para o trabalho dos seus funcionários.

Desta forma, estes dados da Gartner sugerem que é necessário apostar mais em aperfeiçoar as estratégias de planeamento de competências de forma que os profissionais sejam capazes de dar resposta às futuras necessidades de talentos na função de compras. 

“Ao avaliar os atuais níveis de competência, vemos os líderes de compras que confiam mais no feedback dos pares e das partes interessadas, enquanto menos de metade relata participar em entrevistas orientadas por competências para avaliar diretamente as competências do seu pessoal”, conclui Mehrzai. “Considerando as lacunas significativas nas competências futuras mais críticas, os CPOs precisam de considerar expandir as suas opções na forma como treinam e avaliam o seu pessoal”.

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