Alerta Gartner: CIOs devem abandonar estratégias antigas de liderança

No Gartner Symposium/ITxpo, que decorreu de 6 a 10 de novembro, em Barcelona, a consultora alertou para a necessidade dos CIOs desenvolverem ecossistemas de negócio que potenciem a integração de múltiplos processos e capacidades digitais. Para tal, devem repensar as suas estratégias e formas de pensar

Alerta Gartner: CIOs devem abandonar estratégias antigas de liderança

De acordo com a Gartner, todas as organizações necessitam de uma plataforma digital. Na terminologia da consultora, uma plataforma digital é uma framework que potencia uma comunidade de parceiros, providers e clientes para alavancar processos e capacidades digitais. Para que esta estratégia se concretize, é necessária uma liderança arrojada e moderna por parte dos CIOs, que têm de desenvolver ecossistemas de negócio que respondam aos principais desafios da atualidade.

“Os CIOs devem entender que estratégias antigas vão inibir a transformação digital”, frisou Don Scheibenreif, analista, aos mais de seis mil CIOs e líderes de IT que marcaram presença no evento. O analista disse ainda que a estrutura organizacional futura é bimodal e multifuncional. O termo bimodal refere-se à gestão de dois estilos de trabalho separados mas coerentes: um centrado na previsibilidade e outro na exploração. 

“Livrem-se de hábitos antigos que impedem uma liderança bimodal”, insistiu. “Tornem o IT bimodal num processo contínuo, não apenas para um conjunto de projetos isolados mas como uma disciplina contínua”.

Scheibenreif incentivou a audiência a desenvolver uma “beginner’s mind” e a depender menos de práticas datadas.

“Verdadeiros líderes criam equipas diversas e definem diversidade cognitiva na sua equipa”, acrescentou. “Diversidade cognitiva numa equipa incita novos pensamentos e cria resultados inovadores”.

Os analistas Gartner deram o exemplo de um operador ferroviário, que ajudou a reinventar um processo core ao questionar as práticas estabelecidas. A perspetiva tradicional de gestão da empresa em questão defendia que só com uma manutenção muito boa era possível manter os preços baixos e a disponibilidade das locomotivas elevada. No entanto, o operador questionou porque é que essa manutenção tinha de ser agendada, o que levou a que se decidisse recorrer a tecnologia de Internet of Things para que a manutenção só se realizasse quando fosse necessária.

 

Ecossistemas de negócio

As plataformas digitais permitem, segundo a Gartner, alcançar modelos de negócio que juntam múltiplos vendedores e compradores. Este modelo é utilizado pelas empresas mais valiosas do mundo, defende a consultora, e não são exclusivas de mega empresas ou de empresas exclusivamente digitais.

No setor da agricultura, por exemplo, a Gartner prevê que as empresas de tratores construam ecossitemas que integrem parceiros de todas as dimensões para providenciar serviços conetados. Quando estes ecossistemas colaborarem verdadeiramente, o resultado será um maior acesso ao mercado, colheitas mais rentáveis, mais vendas e compradores mais fiéis.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.