765 milhões de dólares de investimento para tecnológicas europeias

A empresa internacional de capital de risco fecha assim o seu quarto fundo de investimento- Atomico IV-, no valor 765 milhões de dólares e destinado a empresas tecnológicas europeias, onde se incluem empresas portuguesas

765 milhões de dólares de investimento para tecnológicas europeias

A Atomico vai investir o valor deste fundo em empresas tecnológicas europeias de series A em diante, que apresentem produtos e soluções no mercado que estejam preparadas para escalar de forma a tornarem-se nos líderes globais dos setores em que atuam. As startups portuguesas estão também na mira deste fundo, depois de Portugal ter demostrado grande potencial na criação de startups globais e na sequência do investimento em empresas portuguesas, como foi o caso da Uniplaces.

“As grandes empresas tecnológicas europeias não surgem apenas de Berlim, Londres ou Estocolmo, mas também de novos centros tecnológicos como é o caso de Lisboa”, explica Carolina Brochado, partner da Atomico em Portugal. “Em 2016, Portugal assistiu a uma grande evolução no investimento tecnológico. Este investimento foi ainda maior ao receber um evento tecnológico global e ao criar o seu próprio Lisbon Summit. Na Atomico, orgulhamo-nos de já sermos parceiros de empresas disruptivas como a Uniplaces e vamos continuar a investir em empreendedores ambiciosos em Portugal que estejam preparados para expandir as suas empresas e serem vencedores globais”.

A Atomico reuniu duas equipas de classe mundial, uma especializada em investimento e outra equipa constituída por elementos de criação de valor, com ex-colaboradores de algumas das empresas de maior crescimento em todo o mundo. A equipa de criação de valor faculta apoio prático em áreas como a internacionalização e parcerias, retenção de talento, marketing e comunicação. A equipa de criação de valor total, com 15 elementos (oito parceiros de investimento e sete parceiros de criação de valor), inclui colaboradores de empresas como a Uber, Facebook, Google, ou Skype.

Adicionalmente, através da sua equipa de investimento e extensa rede de contactos, a Atomico vai trabalhar de perto com alguns dos mais bem sucedidos empreendedores na Europa – incluindo fundadores de empresas que hoje valem 6 mil milhões de dólares – com o objetivo de encontrar algumas das mais entusiasmantes empresas da próxima geração.

Este fundo é também um sinal de confiança nestes fundadores europeus que, apesar de terem angariado no último ano 14 mil milhões de dólares em mais de 2.400 rondas de investimento, enfrentam um défice de fundos relativo quando estão prontos para escalar.

A Europa conta com 4.7 milhões de profissionais que geraram mais de 100 mil milhões de dólares em fusões e aquisições tecnológicas, num mercado que assistiu a mais de 30 Ofertas Públicas de Aquisição só no último ano, sem que a amplitude e qualidade dos fundos acompanhasse o processo. Com mais de 1.700 rondas seed e series A nos últimos 12 meses, a taxa de conversão para outros estágios ainda é baixa. Ao apoiar empresas que estão prontas para se expandir a nível global, o Atomico IV vai ajudar a compensar esta disparidade por ter a capacidade para investir logo a partir da primeira ronda e durante todo o percurso da empresa.

“Investimos tudo o que temos, não apenas capital, nos melhores empreendedores da Europa. Angariámos um dos maiores fundos europeus para ampliar o potencial dos nossos melhores e mais ambiciosos empreendedores logo a partir da primeira fase de investimento. Agora temos capital para apoiar mais empreendedores e construímos a melhor equipa de criação de valor na Europa para ajudá-los a serem bem-sucedidos”, refere Mattias Ljungman, partner e co-founder da Atomico.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.