Impressão 3D vai acelerar em 2017

Fabricantes, empresas de bens de consumo, fornecedores de dispositivos médicos e vendors da cadeia de distribuição estão a expandir a utilização da impressão 3D com a ajuda de robôs

Impressão 3D vai acelerar em 2017

As previsões anuais da Gartner sobre o futuro da impressão 3D foram publicadas. Eis uma breve sinopse.

Planeamento estratégico: Em 2020, 10% das operações industriais incorporarão impressão robotizada 3D nos seus processos de fabrico.
 

Conclusões-chave

Durante a última década, a impressão 3D (3DP) registou avanços técnicos significativos e uma adoção por um amplo conjunto de indústrias. Evoluiu para além da prototipagem e começa hoje a servir operações de fabrico quick-to-market, caraterísticas de design específicas e também produções de baixo volume. Atualmente já existe uma série de outros desenvolvimentos, como por exemplo a utilização de múltiplos robôs autónomos destinados à impressão colaborativa (por exemplo, o Spider Robot, da Siemens), sistemas integrados de inspeção e protótipos industriais para uma automação e construção em grande escala.

As fábricas “híbridas” que combinam as fresadoras com a 3DP também já são uma realidade. Prevê-se que os sistemas automatizados 3DP se tornem mais sofisticados. Muitos dos velhos, erróneos e pré-programados esforços de automação serão superados pela nova vaga de automação inteligente que se consegue adaptar e autocorrigir. Os processos serão capazes de se monitorizar a si mesmos à medida que são impressos, quer seja com o objetivo de corrigir o processo quer seja para o rejeitar quando ocorrem problemas.
 

Planeamento estratégico: Em 2020, 30% dos dispositivos/ implantes médicos serão impressos em 3D nas instalações hospitalares ou nas suas proximidades.
 

Conclusões-chave

A necessidade de personalização será o impulsionador inicial da impressão 3D de dispositivos médicos nas próprias instalações médicas ou nas suas proximidades. Será uma opção viável porque a maioria dos dispositivos biomédicos de implantes (por exemplo, ortopédicos, dentários ou outro tipo de próteses) beneficiarão de níveis mais elevados de personalização/adaptação. Muitas pessoas assumirão que a “rapidez” é o principal impulsionador do mercado, no entanto esse fator será menos relevante do que os elevados níveis de personalização e ajuste.

Planeamento estratégico: Em 2020, a impressão 3D reduzirá o prazo de introdução de um produto em 25%.

Conclusões-chave: Nos verticais de manufatura como o aeroespacial, automóvel, da defesa, de equipamentos industriais pesados e de dispositivos médicos, os colaboradores envolvidos em atividades de desenvolvimento de novos produtos, operações de fabrico e serviços estão a explorar as diversas formas de tirar partido da impressão 3D. Porquê? A impressão 3D oferece a possibilidade de transformar o modelo de negócio de uma empresa por acolher inovação, reduzir o time to market para produtos novos e refinados, cortar as despesas de capital de investimento, alcançar redução de custos e valorizar o processo de desenvolvimento do produto e o apoio ao cliente. O número de iterações oferecidas por uma prototipagem rápida e reiterada resulta em tempos menores de desenvolvimento de novos produtos, custos de desenvolvimento mais baixos e menos defeitos de acabamento. Acompanhada de softwares de CAD cada vez melhores e de uma coordenação dos esforços das equipas de software e hardwar mais eficaz, a impressão 3D permitirá reduzir o tempo de introdução de novos produtos em 25%.
 

"O número de iterações oferecidas pela impressão 3D permite uma prototipagem mais rápida, tempos menores de desenvolvimento de produto e custos mais baixos"

Planeamento estratégico: Em 2020, 75% das operações de manufatura a nível global irão recorrer a ferramentas, peças e acessórios impressos a 3D in-house, ou por um prestador de serviços que entregará os produtos já prontos.
 

Conclusões-chave

As empresas estão começar a compreender que a utilização da impressão 3D não é um estado da situação - protótipo ou produto final- mas sim uma oportunidade de apoiar as técnicas tradicionais utilizadas no fabrico de produtos. As impressoras 3D são capazes de produzir ferramentas, peças e acessórios com os acabamentos adequados ao nível de qualidade e resistência. Por exemplo, moldes impressos a 3D produzidos com plásticos resistentes a altas temperaturas são opções viáveis para protótipos de moldagem por sopro.

Os engenheiros são capazes de testar e validar os desenhos finais de produção, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento e o risco e tornando possível a receção de amostras funcionais e testáveis, assim como a produção de produtos em baixa escala mais rapidamente do que antes. A BMW, por exemplo, oferece aos seus trabalhadores da linha de montagem luvas feitas à sua medida que incorporam uma ferramenta utilizada para apertar os painéis nos veículos.

Todas as impressoras 3D são capazes de produzir ferramentas, peças e acessórios, com algumas a conseguirem-no notoriamente melhor do que outras. Estes elementos podem ser produzidos com uma qualidade e resistência de acabamento mais do que adequados, permitindo melhorias das linhas de produção ao nível dos processos e da eficiência. Igualmente importante, as peças e acessórios impressos a 3D permitem rápidas alterações iterativas à forma original, seja de modo a facilitar trocas rápidas de linha de produção ou a aumentar a produtividade e a qualidade dos itens fabricados.

Agora, cabe ao leitor determinar de que modo a robótica e as impressoras 3D híbridas podem ser integradas na sua organização e nas suas operações, assim como procurar fornecedores e parceiros que o ajudem a implementar as soluções. Coloque em funcionamento processos que estejam na base de prototipagem iterativa e de desenvolvimento rápido de produtos, tanto pelos colaboradores como pelos fornecedores da cadeia de produção.

 

Artigo original por Pete Basiliere, Research Vice President na Gartner

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.