Comissão Europeia suspende proposta de imposto digital europeu

A proposta foi adiada na sequência da hipótese de um acordo global de reforma fiscal das corporações

Comissão Europeia suspende proposta de imposto digital europeu

A Comissão Europeia (CE) deverá adiar, até ao outono, a proposta de imposto digital, segundo o Financial Times (FT). A decisão surge no seguimento de um acordo político alcançado na reunião do G20, em Veneza, para aprofundar discussões sobre a possível implementação de um novo mecanismo tributário para empresas multinacionais.

“A conclusão bem-sucedida deste processo exigirá um derradeiro esforço de todas as partes, e a Comissão está comprometida em concentrar-se totalmente nesse esforço. Por essa razão, decidimos suspender durante este período o nosso trabalho para uma proposta de um imposto digital como novo recurso próprio da UE”, anunciou o porta-voz da CE, Daniel Ferrie. A apresentação da proposta estava prevista para esta semana, mas já teria sido adiada para 20 de julho.

Margrethe Vestager explicou este mês que a proposta visa centenas de empresas da economia digital, maioritariamente europeias, e pretende financiar a recuperação da pandemia do velho continente. No entanto, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia da Economia Digital e Sociedade para a Competitividade, recusou-se a fornecer pormenores sobre a dimensão da medida ou sobre as empresas visadas.

A CE tem estado sob pressão da Secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, para colocar a proposta do imposto digital de lado, segundo o jornal, citando pessoas familiarizadas com as discussões. "A comissão está a refletir sobre como apoiar o acordo histórico do G20. Nesse sentido, estamos a considerar um possível adiamento para o outono da proposta detalhada sobre o imposto digital", disse um funcionário não identificado ao FT, sublinhando ainda que a decisão final ainda não foi tomada. O FT explica ainda que a discussão vai ser aprofundada quando a Presidente da CE, Ursula von der Leyen se reunir com Yellen, esta semana. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.