Veículos definidos pelo software irão gerar 650 mil milhões de dólares até 2030

Os veículos definidos pelo software e hardware eletrónico poderão gerar cerca de 650 mil milhões de dólares à indústria automóvel, de acordo com a BCG

Veículos definidos pelo software irão gerar 650 mil milhões de dólares até 2030

Um estudo recente da Boston Consulting Group (BCG), em colaboração com o Fórum Económico Mundial, projeta uma contínua evolução dos veículos definidos pelo software e hardware eletrónico (SDV) durante a próxima década. Neste sentido, as previsões indicam que poderão gerar cerca de 650 mil milhões de dólares até 2030, o que representa 15% a 20% do valor do setor.

De acordo com o estudo, isto deve-se sobretudo a uma profunda mudança impulsionada pela fusão entre a indústria automóvel e o setor tecnológico. Os motores de combustão interna estão gradualmente a ser substituídos para os elétricos. Já os motores dos veículos que são quase exclusivamente máquinas mecânicas estão a ser alterados para os que têm sistemas definidos por software cada vez mais complexos.

As receitas dos fabricantes de equipamento original (OEM) provenientes do software e da eletrónica automóvel irão quase triplicar até 2030, registando um crescimento de 87 mil milhões de dólares para 248 mil milhões, segundo o estudo. Consequentemente, o mercado de fornecedores de software e eletrónica para automóveis quase duplicará de 236 mil milhões de dólares para 411 mil milhões.

“A magnitude da mudança que o veículo definido por software representa não pode ser exagerada. O software veio alterar as vantagens competitivas dos veículos, alternado o papel das empresas e de indústrias inteiras no fabrico do automóvel, bem como a sua relação com o utilizador final”, afirma Alex Koster, managing director e senior partner da BCG e líder global do negócio de tecnologia automóvel da consultora. “Mais do que nunca, a concretização do SDV e de algumas funções chave como a assistência avançada ao condutor, exigirá a combinação do ADN das empresas dos setores automóvel e tecnológico. Descobrir o seu papel nesta nova cadeia de valor é crucial para ambas as indústrias”.

A iniciativa “Automotive in the Software-Driven Era”, lançada pelo Fórum Económico Mundial e pela BCG, serviu de base para o estudo e já envolveu mais de 30 empresas da indústria automóvel, da nova mobilidade e da tecnologia, visando impulsionar a colaboração entre as indústrias e os setores público e privado.

A BCG considera que a complexidade da tecnologia e do ecossistema estão a promover as Parcerias e a colaboração entre indústrias, sendo necessárias para criar escala, bem como para melhorar a segurança e a experiência do cliente.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.