Computação quântica pode gerar 850 mil milhões de dólares em 2035

Estudo indica que o investimento de capital de risco em computação quântica duplicou nos últimos três anos e que os casos de utilização empresarial triplicaram durante o mesmo período, com mais de cem provas de conceito ativos no ano passado

Computação quântica pode gerar 850 mil milhões de dólares em 2035

Estima-se que a computação quântica ao nível empresarial irá começar a gerar valor comercial real nos próximos dois a três anos, com os computadores quânticos a oferecer uma vantagem suficiente em relação às ferramentas existentes para que as empresas estejam dispostas a utilizá-los para resolver problemas comerciais reais de acordo com o estudo “Quantum Computing is Becoming Business Ready” da Boston Consulting Group (BCG). A consultora estima que, uma vez atingida a maturidade (prevista para cerca de 2035), a tecnologia poderá criar entre 450 mil milhões e 850 mil milhões de dólares para os utilizadores finais, através de uma combinação de novas receitas e poupanças de custos.

Não só há mais investidores na tecnologia, como os próprios investimentos estão a crescer em dimensão e significado. Segundo a Hyperion Research, o mercado global da computação quântica totalizou cerca de 614 milhões de dólares em 2022, prevendo-se que as despesas continuem a crescer mais de 25% ao ano, atingindo cerca de 1,2 mil milhões de dólares em 2025. O inquérito conduzido pela BCG revela que o investimento de capital de risco em computação quântica duplicou nos últimos três anos para quase 1,6 mil milhões de dólares em 2022. Durante o mesmo período, os casos de utilização empresarial (use cases) triplicaram, com mais de 100 provas de conceito empresariais ativas no ano passado em setores como a energia, serviços financeiros, cuidados de saúde e indústria automóvel.

Metade das empresas recentemente inquiridas pela consultora investem mais de um milhão de dólares por ano na tecnologia e 70% destas empresas já o fazem há mais de três anos. A marca de um milhão de dólares é importante porque as empresas que gastam acima deste nível têm três vezes mais probabilidades de ter atenção ao retorno do investimento e duas vezes mais probabilidades de ter uma estratégia para proteger a sua propriedade intelectual e desenvolver as suas capacidades internas. Adicionalmente, também gastam duas vezes mais em hardware.

O inquérito da BCG revela ainda que quase todas as empresas planeiam manter ou aumentar a despesa com computação quântica nos próximos anos. De facto, 80% dos primeiros utilizadores que gastam cinco milhões de dólares ou mais por ano pretendem aumentar a sua vantagem competitiva, planeando investir mais ano após ano.

Na maioria dos setores, prevê-se que uma parte desproporcionada do valor criado pela computação quântica (a BCG estima que até 90%) irá para os primeiros utilizadores da tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.