Toshiba anuncia dispositivo de distribuição de chave quântica de 13,7 Mbps

A Toshiba conseguiu multiplicar por sete a velocidade de transmissão de informação encriptada com tecnologia quântica. O último dispositivo de distribuição de chave quântica lançado pelo fabricante, em 2016, apresentava 1,9 Mbps, sete vezes menos do que o seu sucessor, de 13,7 Mbps

Toshiba anuncia dispositivo de distribuição de chave quântica de 13,7 Mbps

A criptografia quântica permite encriptar e transferir de forma segura todo o tipo de informação, incluindo dados biométricos e genéticos. De forma simples e genérica, a distribuição de chave quântica consiste na geração de uma chave de código único que é só partilhada com o emissor e o recetor da informação, que em caso de ser intercetada por um terceiro, torna-se de automaticamente ilegível.

Segundo os analistas, esta tecnologia irá gerar um grande volume de negócio nos próximos anos, devido ao crescimento constante das necessidades de segurança na transmissão de dados online. De acordo com a Global Industry Analysts, este mercado será superior a 1.700 milhões de euros em 2024.
 
A Toshiba começou a sua investigação em criptografia quântica em 2003 e sete anos passados conseguiu a alcançar uma taxa de transferência superior a 1 Mbps. Desde então, tem levado a cabo um trabalho contínuo de investigação e desenvolvimento para aumentar a velocidade da comunicação quântica, e iniciar a sua comercialização em setores como o financeiro, saúde ou infraestruturas sociais.

A sua mais recente melhoria foi desenvolvida em colaboração com o laboratório da Toshiba Research Europe em Cambridge (Reino Unido).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.