Shuttle elétrico totalmente autónomo circulou no Estoril

Decorreu passado dia 18 e 19 de Maio a World Shopper Conference Iberian 2018, onde pela primeira vez, em Portugal, foi possível experimentar um veículo elétrico de nível 5, o escalão máximo de autonomia de condução

Shuttle elétrico totalmente autónomo circulou no Estoril

Nos passados dias 18 e 19 de maio, passaram pelo Centro de Congressos do Estoril mais de 1.000 pessoas para assistir à World Shopper Conference Iberian 2018. Pela primeira vez, investidores, empreendedores, e profissionais do setor automóvel e da mobilidade ibéricos estiveram debaixo do mesmo teto a discutir o futuro da indústria e da mobilidade. O evento contou com a presença de 1174 participantes,  50 oradores de nove países, e 41 expositores em dois dias de exposições, apresentações, debates e formações dedicados ao futuro da mobilidade.

Para além disto, a grande atração do evento foi a demonstração do Navya Shuttle, um veículo elétrico 100% autónomo já a circular, experimentalmente, em 9 cidades no mundo.

O Navya Shuttle é um veículo autónomo de nível 5, o que significa que opera de forma completamente independente de controlos humanos: não tem condutor, volante, nem pedais, e não é operado remotamente. Em vez disto, orienta-se no espaço graças a um conjunto de sensores colocados no seu exterior – GPS para georreferenciação, odometria para cálculo de velocidade e sensores LIDAR para deteção de objetos e construção de um mapa do ambiente em que se move.

O shuttle tem a capacidade para 15 passageiros (11 sentados e 4 de pé) numa área aproximadamente equivalente à de um SUV, e faz até 95 km/h de forma a poder inserir-se perfeitamente no tráfego público. Em termos de energia, é alimentado por  baterias de lítio com uma autonomia de nove horas.

O Navya Shuttle tem aplicações tanto de tráfego público como em instalações fechadas como plantas fabris, campus hospitalares, etc, e já está em utilização em nove locais:

  • Lyon, França (2 veículos, numa rota de 1,3km em tráfego público)
  • Sion, Suíça (2 veículos no centro da cidade)
  • Perth, Austrália (2 veículos em tráfego público)
  • Paris, França (3 veículos em tráfego público na zona de La Défence)
  • Michigan, EUA (1 veículo no campus da Universidade de Michigan)
  • Fukushima, Japão (3 veículos no recinto da planta nuclear)
  • Nanyang, Singapura (1 veículo no campus da Nanyang Technological University)
  • Roissy, França (2 veículos a fazer a coneção entre a estação de Roissypole e aeroporto)
  • Hong Kong, China (1 veículo no Nursery Park)

 

A Navya é uma empresa francesa de Smart Mobility especializada no desenvolvimento de soluções de transporte 100% autónomas e elétricas, e tem estado a produzir o seu shuttle autónomo desde 2015. Para além do shuttle, desenvolveu um taxi equivalente.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.