Sensores integrados em tecidos permitem controlar os níveis de bem-estar dos trabalhadores

O projeto OPERATOR está a ser desenvolvido no âmbito da Indústria 4.0, numa parceria da Fraunhofer Portugal com várias entidades que levantou uma onda de financiamento de mais de 1,88 milhões de euros

Sensores integrados em tecidos permitem controlar os níveis de bem-estar dos trabalhadores

Todos os setores estão a passar por uma transformação digital e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores deverá estar no topo das prioridades das empresas. O projeto OPERATOR começou em 2020 pelas mãos do centro de investigação da Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) e está a dar os primeiros passos em direção ao avanço tecnológico na indústria 4.0, a quarta revolução industrial. 

O projeto desenvolveu um protótipo ergonómico de sensores integrados em têxteis, de forma natural, que permite detetar eventuais movimentos repetitivos que possam causar potenciais problemas de postura nos trabalhadores da indústria. O protótipo vai poder ser integrado na roupa, como em uniformes, coletes, luvas, entre outros e podem ser colocados nos tecidos em várias posições para analisar o movimento e evitar possíveis lesões. Neste momento, resta apenas terminar de realizar os testes do produto. 

O investimento na tecnologia dos sensores e na plataforma digital, que acompanha os trabalhadores em tempo real, ultrapassa os 1,88 milhões de euros, com ondas de financiamento do MIT e da Agência Nacional de Inovação. 

O projeto resulta de uma colaboração entre o FhP-AICOS, Zenithwings, NST Apparel Lda, Volkswagen Autoeuropa, Faculdade para a Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Instituto de Engenharia Médica e Ciência e Controlconsul.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.