Samsung lança smartphones com inteligência artificial generativa

A nova série Galaxy S24 da Samsung conta com a Galaxy AI que abre portas para “um mundo de novas experiências móveis” com IA generativa

Samsung lança smartphones com inteligência artificial generativa

A Samsung Electronics apresentou os Galaxy S24 Ultra, Galaxy S24+ e Galaxy S24, um conjunto de equipamentos que “oferecem um mundo de novas experiências móveis” através da Galaxy AI, diz a empresa.

Com o objetivo de abrir o caminho para uma nova Era que irá mudar para sempre a forma como os dispositivos móveis capacitam os utilizadores, a nova série Galaxy S24 recorre à Inteligência Artificial (IA) para potenciar todas as experiências de utilização, desde permitir a comunicação sem barreiras através do texto inteligente ou às traduções de chamadas em tempo real, a maximizar a liberdade criativa a partir do ProVisual Engine do Galaxy e a definir um novo padrão de pesquisa que permitirá alterar a  forma como os utilizadores Galaxy descobrem o mundo à sua volta.

Este lançamento representa, para nós, uma ligação direta da Samsung ao Futuro, mudando de forma drástica como comunicamos entre todos. O Galaxy S24 é o ponto de partida para a próxima década de inovação móvel, desenvolvido com base na Galaxy AI, o nosso sistema de inteligência artificial. Isto só é possível através da profunda compreensão de como as pessoas utilizam os seus telefones. Estamos entusiasmados por ver como é que os nossos utilizadores em todo o mundo vão potenciar as suas vidas quotidianas e abrir novas possibilidades”, afirma Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal.

A Galaxy AI introduz inteligência significativa com o objetivo de melhorar todas as atividades das vidas das pessoas, especialmente a comunicação. O Galaxy S24 torna a comunicação “mais fácil do que nunca”, permitindo conversar com pessoas de outras nacionalidades sem obstáculos através da tradução em tempo real, nos dois sentidos, traduções de voz e texto em tempo real de chamadas telefónicas na aplicação nativa dos S24. Não são necessárias aplicações de terceiros e a IA no dispositivo permite manter as conversas totalmente privadas.

Com o “Intérprete”, as conversas em tempo real podem ser traduzidas de forma instantânea, numa vista de ecrã dividido, para que as pessoas que se encontram frente a frente possam ler a transcrição de texto do que a outra pessoa disse. Funciona mesmo sem dados móveis ou Wi-Fi.

Para mensagens e outras aplicações, o Assistente de Chat pode ajudar a aperfeiçoar os tons de conversação para garantir que a comunicação soa como pretendido: como uma mensagem educada para um colega ou uma frase curta e apelativa para uma legenda nas redes sociais. A IA incorporada no teclado Samsung também pode traduzir mensagens, emails e muito mais em tempo real em 13 idiomas. No carro, o Android Auto irá resumir automaticamente as mensagens recebidas e sugerir respostas e ações, como enviar a alguém a hora aproximada de chegada, para que possa permanecer contactável enquanto se mantém focado na estrada.

A organização também recebe uma grande atualização com a “Assistente de Notas” na Samsung Notes, com resumos gerados por IA e a criação de modelos que simplificam as notas com formatos pré-concebidos, bem como, a criação de capas para tornar as notas fáceis de identificar através de uma pré-visualização. Para gravações de voz, mesmo quando existem vários interlocutores, o “Assistente de Transcrição” utiliza a tecnologia IA e speech-to-text para transcrever, resumir e até traduzir gravações.

O ProVisual Engine do Galaxy S24 é um conjunto abrangente de ferramentas alimentadas por IA que transformam as capacidades de captação de imagens e maximizam a liberdade criativa a cada passo, desde a configuração de uma fotografia até à sua partilha nas redes sociais. Acabaram-se as imagens pixelizadas e tremidas registadas ao longe, diz a Samsung. O Quad Tele System do Galaxy S24 Ultra, com a nova objetiva de zoom ótico de 5x, funciona com o sensor de 50 MP para permitir um desempenho de qualidade ótica em níveis de zoom de ampliação de 2x, 3x, 5x a 10x, graças ao sensor de pixéis adaptável.

Com capacidades de Nightography atualizadas, as fotografias e vídeos filmados no Space Zoom do Galaxy S24 são brilhantes em quaisquer condições, mesmo quando ampliados. Capte mais luz em condições de pouca luz com o Galaxy S24 Ultra, agora com pixéis de 1,4 um, 60% maior em comparação com o modelo anterior. O efeito tremido é reduzido no Galaxy S24 Ultra com ângulos mais amplos de estabilização ótica de imagem (OIS) e compensação melhorada do tremor da mão. Ao gravar vídeos, as câmaras dianteira e traseira estão equipadas com um bloco ISP dedicado para redução de ruído, e o Galaxy S24 analisa as informações do giroscópio para distinguir entre o movimento do filme e o motivo. Isto permite uma remoção de ruído mais eficaz e vídeos claros no escuro, mesmo à distância.

Todos os Galaxy S24 Ultra estão equipados com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy. Otimizado especialmente para os utilizadores Galaxy, este chipset, proporciona uma notável melhoria da NPU para um processamento de IA incrivelmente eficiente. Nos três modelos Galaxy S24, as taxas de atualização adaptativas de 1-120 Hz também melhoram a eficiência do desempenho.

Em termos de preço, o S24 começa nos 939,90 euros (versão de 128GB), e o S24+ nos 1.199,90 euros (versão de 256GB). Já o S24 Ultra começa nos 1.499,90 (versão de 256GB) e vai até aos 1.859,90 euros (versão de 1TB).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.