Metade das organizações de cadeia de valor vai implementar IA generativa

Estudo indica que metade das organizações da cadeia de valor procura implementar IA generativa no próximo ano, com 5,8% do orçamento a ser alocado à tecnologia durante 2024

Metade das organizações de cadeia de valor vai implementar IA generativa

Metade dos líderes da cadeia de valor planeiam implementar IA generativa (GenAI) nos próximos 12 meses, com outros 14% já em fase de implementação, de acordo com um estudo da Gartner. O estudo também mostra que os Chief Supply Chain Officers (CSCO) estão a alocar, em média, 5,8% do orçamento das suas funções a tecnologias de GenAI.

Os CSCO veem a GenAI como um suporte para os seus objetivos mais amplos de transformação digital”, explica, Noha Tohamy, Distinguished VP Analyst do Supply Chain Practice da Gartner. “Muitos líderes da cadeia de valor já estavam a aproveitar as tecnologias da cadeia de abastecimento e análises avançadas, e fica claro a partir destes dados que a maioria também vê o valor da GenAI para aumentar a produtividade, melhorar a agilidade dos negócios e reduzir os custos. O desafio para muitas destas organizações nos próximos 12 meses será escalar os seus projetos-piloto para uma adoção mais ampla”, acrescenta Tohamy.

O Gartner entrevistou 127 líderes da cadeia de valor em novembro de 2023 sobre os seus planos de utilizar GenAI nas suas funções em 2024. Quase dois terços dos entrevistados planeiam ou já estão em processo de implementação da tecnologia, com apenas 2% dos entrevistados a não planear fazê-lo no próximo ano.

Tohamy observou, no entanto, que as respostas do estudo mostram que a cadeia de valor está atrasada em relação a outras funções empresariais, como marketing e vendas, na adoção. Isto pode representar uma oportunidade para as organizações da cadeia de valor serem “fast followers”, capitalizando as aprendizagens iniciais e os investimentos tecnológicos de outros parceiros funcionais. Os dados do estudo mostram que os casos de uso mais impactantes da GenAI na cadeia de abastecimento incluem áreas como aumento de código, fornecimento de mais insights sobre os principais indicadores de desempenho da cadeia de valor e chatbots de assistência à equipa.

O inquérito também mostra que os líderes da cadeia de valor estão a apoiar os seus planos de implementação com dotações orçamentais significativas. Os líderes da cadeia de fornecimento vão alocar 5,8% dos seus orçamentos para a tecnologia, bem como gastos incrementais dos funcionários para implementar GenAI. 65% dos entrevistados disseram que vão contratar pessoal e especialistas dedicados para ajudar a implementar a tecnologia durante 2024.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.