Realidade Aumentada: HoloLens ao serviço da manutenção de elevadores

A thyssenkrupp passará a contar com a tecnologia HoloLens da Microsoft para ajudar os seus técnicos no trabalho preparatório e no terreno com uma redução dos tempos de intervenção

Realidade Aumentada: HoloLens ao serviço da manutenção de elevadores

Este dispositivo de realidade mista está configurado de modo a permitir que mais de 24 mil técnicos da companhia possam realizar o seu trabalho de forma mais segura e eficiente. Uma inovação disponível numa indústria global que vale mais de 44 mil milhões de dólares/ano, que gere mais de 12 mil milhões de elevadores e que transporta mais de 1 bilião de pessoas todos os dias.

Com o apoio da tecnologia HoloLens, os técnicos vão conseguir visualizar e identificar por antecipação problemas nos elevadores e por controlo remoto ter acesso a informação técnica e especializada mesmo estando no local. Testes iniciais no terreno demonstraram com sucesso que um serviço de manutenção pode ser feito até quatro vezes mais depressa, através da utilização desta tecnologia.

“Por transportarmos mais de um bilião de pessoas todos os dias, esta indústria tem a responsabilidade acrescida de manter as cidades em constante movimento. Nós mantemo-nos focados em liderar a transformação desta indústria seja através da introdução de novas tecnologias, de processos ou da formação dos técnicos, de modo a que estes possam realizar melhor o seu trabalho, com menos stress e mais descontração. É nosso objetivo primordial aumentar consideravelmente a eficiência e reduzir o tempo de intervenção, de modo a garantir que os elevadores estão em permanente movimento, providenciando a cada passageiro a experiência mais segura e confortável possível", destaca Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator.

A implementação das tecnologias Hololens e MAX permitem estimar um aumento em 4,9 pontos percentuais ao ano, até 2019, nas receitas globais dos serviços de elevadores para os 56,3 biliões de dólares. Sobre este tema, Andreas Schierenbeck acrescenta que a "urbanização crescente a nível mundial demonstra que as nossas cidades estão a ficar maiores e mais altas, sendo premente o recurso à tecnologia para reduzir a sobrelotação e permitir a movimentação de pessoas da forma mais eficiente possível. Através da junção do poder da IoT a soluções como o MAX ou as HoloLens, a thyssenkrupp entra numa nova era, a digital, e revoluciona a atual oferta dos serviços de manutenção da indústria dos elevadores”.

Apresentado ao mercado em 2015, o primeiro exemplo de manutenção preditiva, MAX, está atualmente em funcionamento em milhares de unidades, nos países piloto EUA, Alemanha e Espanha e está previsto a instalação em 180 mil unidades até ao final de 2017.

HoloLens e Max sucedem a inúmeras outras inovações tecnológicas da thyssenkrupp, como TWIN, que consiste em ter duas cabines de elevadores na mesma calha possibilitando o aumento até 30% da capacidade de transporte e a redução de 27% do consumo de energia; o MULTI, um elevador que se move tanto na horizontal como na vertical, providenciando um aumento até 50% na capacidade de transporte, ao mesmo tempo que reduz a pegada ecológica dos edifícios e o ACCEL, uma passadeira rolante que usa tecnologia magnética para alcançar uma velocidade de até 12km/h.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.