Branded Content

O Enterprise Software na Era da Inteligência Artificial

Com a explosão de ferramentas como o ChatGPT, a Inteligência Artificial está na ordem do dia. Como é que este campo multidisciplinar se aplica na área do Enterprise Software? Estará o tecido empresarial português pronto para abraçar a mudança?

O Enterprise Software na Era da Inteligência Artificial

Muitos dos ERP já utilizam a Inteligência Artificial (IA) de várias formas, como por exemplo em análise de dados, bots de automatização de tarefas, entre outras. No entanto, a IA Generativa – utilizada em ferramentas como o ChatGPT ou o Bard – vai, a curto prazo, ter um grande impacto nos ERP.

Será possível, por exemplo, solicitar ao software informação financeira ou de gestão de um determinado período, e, posteriormente, a redação de um email com esses dados para enviar à administração. O software de gestão pode ainda gerar uma lista de clientes com dívidas e, de seguida, elaborar um e-mail a partir de indicações (as tais prompts) sobre o tipo de linguagem, tom e assertividade da mensagem, para enviar a essa lista. Existe ainda um vasto conjunto de possibilidades na área da análise preditiva.

As marcas com que trabalhamos, a Cegid Primavera e Sage, têm apresentado funcionalidades nos softwares que representam elevados investimentos em IA, com equipas dedicadas em exclusivo a esses desenvolvimentos. Por outro lado, sentimos que os clientes querem retirar partido desta tecnologia.

Há apetência no mercado, sobretudo no que diz respeito à automatização de processos, mas importa perceber os processos individuais das empresas e, só depois, como é que a IA pode ajudar. A PONTUAL está a investir na formação das suas equipas e a trabalhar com os fabricantes para tornar as ferramentas de Enterprise Software não só cada vez mais úteis aos nossos clientes, mas também verdadeiramente transformadoras na sua adaptação a novos contextos.

O impacto da IA nos diferentes setores de atividade

Acreditamos que todos os setores, e consequentemente, os software ERP, serão afetados, ainda que a ritmos distintos. Na Indústria, setor no qual nos especializamos, vamos assistir à otimização dos processos de cálculos MRP, da comunicação com a cadeia de distribuição de matérias-primas, e ao reforço da manutenção preditiva (ao invés da preventiva). Os controlos de qualidade e rastreabilidade serão automatizados com IA e Realidade Aumentada.

No Retalho e Serviços, o maior impacto será na previsão de procura, tendências e definição de preços, bem como na otimização da gestão e necessidades de stock. A IA agiliza também o apoio ao Cliente através de chatbots e assistentes virtuais que respondem a dúvidas e efetuam tarefas simples.

No setor dos Transportes e Logística, vamos assistir à otimização das rotas, das cargas de viaturas e disposição das mesmas. A IA tem ainda um impacto nas organizações de Saúde, acelerando o diagnóstico de doenças, descoberta de padrões e tratamentos a partir de análises de grandes volumes de dados.

Os setores Financeiro, de Recursos Humanos, Educação e Agrícola serão também alvo de grandes mudanças e processos mais otimizados graças à IA. Dependendo de aspetos como o volume de dados disponíveis, investimento tecnológico, questões de ética e privacidade de dados e legislação, a transição será mais ou menos acelerada.

A Pontual de olhos no futuro

2023 é um ano marcante para a PONTUAL. Celebramos 30 anos com uma nova imagem e reforçamos o compromisso com a eficiência operacional dos nossos clientes. Vamos continuar a apostar na área da integração de ERP e fazê-lo com recurso a ferramentas de automação e IA. No desenvolvimento de software, a IA vai permitir criar soluções mais inteligentes, que se adaptam a necessidades em constante evolução.

Outras áreas cruciais para a PONTUAL, como os sistemas informáticos, cloud computing, infraestruturas e serviços de cibersegurança, continuarão a ser uma aposta, e também elas beneficiarão destes avanços. Tudo para que possamos, cada vez mais, aportar mais eficiência, segurança e adaptabilidade a empresas que ambicionam estar na vanguarda da inovação tecnológica.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Pontual

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.