Nova plataforma SIBS revoluciona os serviços de pagamento

A SIBS lançou hoje a SIBS API Market, que permitirá o desenvolvimento ágil de aplicações para serviços financeiros e de pagamentos com acesso direto a 95% das contas bancárias portuguesas sob as condições da nova Diretiva de Serviços de Pagamentos europeia

Nova plataforma SIBS revoluciona os serviços de pagamento

No seguimento da aprovação da diretiva PSD2, que permite o acesso direto entre prestador de serviços e as contas bancárias do cliente sem mediação dos bancos, a SIBS lançou hoje a SIBS API Market, uma plataforma aberta que disponibiliza um conjunto alargado de APIs para serviços financeiros. Desta forma, a empresa forma as bases para a concretização da diretiva, permitindo aos prestadores de serviços desenvolver, testar e implementar aplicações com acesso direto a 95% das contas bancárias em Portugal.

Cada API disponível na plataforma permite aceder a todos os 18 bancos aderentes, o que significa que é apenas necessária uma implementação para aceder ao total das contas bancárias que integram este ecossistema, reduzindo significativamente o time-to-market e custos envolvidos na criação de novas soluções.

A API Market apresenta-se então como força-motriz de todo um novo ecossistema de desenvolvimento de serviços sob o paradigma da PSD2, agilizando a interação entre entidades financeiras, TPPs e empresas para impulsionar toda a próxima vaga de serviços financeiros portugueses.

As API disponibilizadas são baseadas no standard mais utilizado na Europa, do The Berlin Group, facilitando a integração de entidades de outros países e, subsequentemente, a disponibilização de serviços a nível internacional.

Para além de oferecer serviços técnicos com os padrões de segurança e resiliência da SIBS, a plataforma conta ainda com uma equipa dedicada de especialistas para apoio aos utilizadores no acesso e utilização da infraestrutura.

“Este é um dia marcante,” afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, caracterizando-o como o início de “um novo ciclo na história dos pagamentos, tal como foi há 35 anos o lançamento do Multibanco”, que virá a “mudar para sempre a forma como os clientes lidam com os pagamentos e como interagem com os serviços financeiros”.

Portugal será agora o primeiro país da Europa a dispor de uma única plataforma a partir da qual os serviços de pagamento têm acesso a 95% das suas contas bancárias.

A SIBS API Market entra hoje em funcionamento com a disponibilização de um ambiente de sandboxing, no qual os developers podem começar o trabalho de integração das API para desenvolver aplicações com base em dados fictícios.

A partir de dia 13 de março, data final para a disponibilização de acesso por parte das entidades bancárias, será feita a ligação com os bancos, disponibilizando ambientes de teste, sistemas de produção e dados reais. Finalmente, a partir de 14 de novembro, será feita a disponibilização de APIs para os meios de pagamento específicos de Portugal, incluindo pagamentos de serviços, pagamentos ao estado e carregamentos de telemóvel.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.