Nova plataforma da Fujitsu e da IDC Portugal permite que as empresas avaliem maturidade em cloud híbrida

O Hybrid Cloud Management MaturityScape possibilita uma avaliação gratuita, por parte das organizações, do seu nível de maturidade relativamente à gestão de arquiteturas híbridas de cloud computing

Nova plataforma da Fujitsu e da IDC Portugal permite que as empresas avaliem maturidade em cloud híbrida

Desenvolvida pela IDC Portugal, em parceria com a Fujitsu, esta framework contempla a análise de cinco dimensões: visão, tecnologia, pessoas, processos e portabilidade e integração. O objetivo é que os responsáveis de IT consigam melhorar a gestão de recursos e serviços híbridos de cloud computing utilizando fluxos de trabalho integrados, ferramentas e normas comuns.

A framework permite também criar um roteiro e uma visão para a disponibilização de  recursos híbridos de cloud computing como um serviço, baseados nas necessidades dos utilizadores e do negócio, independentemente do local em que é implementada a infraestrutura ou aplicação.

IDC Portugal e Fujitsu dizem que o Hybrid Cloud Management MaturityScape permite evoluir os processos de governação e TI e os SLA, para possibilitar uma utilização mais eficaz ‘self-service’ de serviços e cloud computing, automatização e tecnologias de analítica. A framework também servirá como base para avaliar e atualizar as competências de TI, as políticas, as normas e melhores práticas para melhorar a disponibilidade de serviços através de um ambiente híbrido de cloud computing.

O Hybrid Cloud Management MaturityScape da IDC identifica as cinco fases - Ad hoc, Oportunista, Repetitiva, Gerida e Optimizada - que a maioria das organizações vão atravessar quando alterarem o foco da gestão das TI do hardware e dos recursos internos para a disponibilidade de IT as a Service (ITaaS).

As organizações podem avaliar gratuitamente a maturidade da utilização de serviços de cloud computing através de dois links: https://www.fujitsu.com/pt/services/hybrid-cloud/index.html e http://www.idcdx.pt/fujitsu.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.