NOVA IMS reúne especialistas para falar sobre blockchain

Especialistas debatem o desenvolvimento de software através de blockchain no próximo dia 29 de novembro

NOVA IMS reúne especialistas para falar sobre blockchain

A tecnologia de blockchain e o seu potencial nos vários setores da sociedade vão ser os tópicos de apresentação na conferência que vai acontecer no final da tarde do dia 29 de novembro.

Pela primeira vez em Portugal, organizado em parceria com NOVA IMS e a recém criada NOVA Crypto Club, especialistas da Waves Platform vão apresentar as vantagens da criação de aplicações descentralizadas usando a tecnologia de Smart Contracts da Waves.

Depois do boom inicial causado pelo aparecimento das criptomoedas, hoje a maioria dos especialistas defende que o verdadeiro potencial da tecnologia de blockchain está muito para além desses ativos digitais. A tecnologia de blockchain vai poder ser usada em variadíssimas aplicações da sociedade e ajudar a melhorar a eficiência das organizações.

Um desses exemplos da aplicabilidade de blockchain está na Indústria. Blockchain é já hoje uma tecnologia que auxilia empresas a otimizar a cadeia de valor dos sistemas de produção, ao contribuir que todos os processos de fabrico, aliados aos processos de gestão, sejam validados e registados de forma imutável, garantido que os pagamentos são realizados sem a menor perturbação, em tempo e com total ligação à entrega da mercadoria.

Num setor bem particular como é o da saúde, blockchain pode ser usado para guardar os registos médicos dos utentes, tornando-os acessíveis de forma segura e transparente por todas as instituições de saúde, com a vantagem de o utente ter controlo absoluto sobre quem pode ou não aceder ao seu histórico.

Para a realizar estas operações complexas em blockchain, que vão para além do sistema de transações entre utilizadores, é necessário executar código computacional e lógica de negócio. Estes tipos de aplicações designam-se por Smart Contracts.

O Waves Blockchain Development Meetup arranca às 18h30 do dia 29 de novembro no Auditório 120 da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Campolide.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.