Blockchain: empresas já reconhecem valor estratégico

A esmagadora maioria das empresas estão de algum modo envolvidas em iniciativas de blockchain, segundo a PwC e a Deloitte.

Blockchain: empresas já reconhecem valor estratégico

O “Global Blockchain Survey 2018” da PwC confirma o que já se suspeitava: ninguém quer ficar para trás quando o tema são é blockchain. O estudo revela que 84% das empresas, em todo o mundo, estão de algum modo envolvidas com este novo modelo tecnológico, seja ao nível da investigação (10%) seja com projetos-piloto (32%). Apenas 15% das empresas inquiridas, porém, têm a decorrer projetos de blockchain.

A Gartner prevê que o blockchain gere um valor anual 3 biliões de dólares (US $3 trillion) para os negócios, em todo o mundo, em 2030, estimando que 10% a 20% da infraestrutura económica mundial esteja assente em sistemas baseados em blockchain, pela mesma altura.

O executivos inquiridos pela PwC (600, de 15 territórios) apontam a maior velocidade face aos sistemas existentes (32%), o potencial de criação de novos modelos de negócio (28%), a segurança e a diminuição do risco (21%) e a redução dos custos (16%) como as principais vantagens.   

Um outro estudo, desta vez da Deloitte, o “Breaking Blockchain Open”, revela que 39% dos inquiridos (mais de mil executivos em todo o mundo) pretendem investir mais de cinco milhões de dólares nesta tecnologia no próximo ano. O potencial de escalabilidade é apontado como um dos principais benefícios (84%). Supply-chain, Internet of Things e identidade digital são os três principais use cases em que as empresas inquiridas pela Delloite estão a trabalhar.  

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.