Mais de um terço das empresas já utiliza IoT

Mais de metade dos que já adotam soluções de IoT planeia utilizar 5G. 85% das empresas mais avançadas assumem ter retornos do investimento

Mais de um terço das empresas já utiliza IoT

A sexta edição do Barómetro Internet of Things foi divulgado pelo grupo Vodafone e revelou que mais de um terço das empresas já está a utilizar IoT. Destas, 70% adiantam que já concluíram os seus projetos piloto.

O inquérito foi realizado à escala global e apresenta o retrato anual de uma realidade tecnológica em franca expansão mundial. A IoT tem um impacto real nas empresas, independentemente da sua dimensão e do seu setor de atividade. De facto, 95% das empresas que já contam com estas soluções assumem estar a obter retorno do investimento.

O barómetro revela que 76% dos adotantes afirmam que a IoT é essencial para as suas operações. Alguns inquiridos revelam até grandes dificuldades para imaginar os seus negócios sem estas soluções, enquanto 8% dos utilizadores afirmam que “todo o negócio depende da IoT”.

Apesar das múltiplas utilizações das soluções IoT, englobando por exemplo exosqueletos médicos ou até pneus conectados, a pesquisa concluiu que 60% das empresas que implementaram a tecnologia garantem que esta foi responsável por uma disrupção total da sua indústria ou que terá esse efeito durante os próximos cinco anos.

O número de utilizadores a confiar na Internet of Things é, por isso, cada vez maior, sendo que 83% dos inquiridos admitem querer aumentar o número de soluções a adotar.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.