Mais de 60% dos CTO dizem que o seu trabalho é fundamental para as organizações

Estudo do IBM Institute for Business Value indica, também, que apenas 39% dos CEO consideram que o papel dos CTO é crucial para a empresa

Mais de 60% dos CTO dizem que o seu trabalho é fundamental para as organizações

O IBM Institute for Business Value (IBV), da IBM, apresentou o estudo A revelação do CTO”, que recolheu a opinião de 2.500 Chief Technology Officers de 29 indústrias diferentes em 45 países. O estudo destaca o papel que estes profissionais estão a ter dentro de empresas em todo o mundo. 

A ascensão do CTO está a influenciar radicalmente um maior sentido de responsabilidade em torno das decisões tecnológicas, da rapidez da inovação e da descoberta de novas soluções. Além disso, os CTO estão também a promover cada vez mais uma filosofia de cocriação e parcerias impulsionadas por valores comuns e normas abertas.

No entanto, apesar de 61% dos CTO entrevistados acreditarem que o seu trabalho terá um papel crucial nas empresas nos próximos dois-três anos, apenas 39% dos CEO reconhecem a importância do trabalho do CTO e, se os CIO consultados, 49% deles consideram crucial o papel do diretor de tecnologia. 

Embora o inquérito reflita que os CIO e os CTO comunicam e colaboram continuamente em apenas 45% dos casos, o estudo do IBM Institute for Business Value sugere que esta relação precisa de melhorar para promover uma cultura de inovação.

As organizações consideram que a colaboração entre estes dois perfis implica um aumento da margem operacional. Concretamente, mais 20% em empresas com um retorno acima da média dos seus investimentos em tecnologia, mais 26% em negócios com maior maturidade na cloud, IA, automação e segurança e 36% em organizações com maior agilidade e eficiência na sua gestão de dados, governação e resiliência.

Além disso, as empresas em que o CTO e o CIO colaboram numa estratégia tecnológica em que são combinados processos, equipamentos, tecnologia, inovação, colaborações através de dados, integração e orquestração, e têm também uma elevada maturidade tecnológica, eficácia tecnológica e ROI tecnológico, mostram um aumento dos benefícios financeiros mais elevados até 39%.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.