Mais de 30% do aumento da procura por API terá origem na IA e em Modelos de Linguagem de Grande Escala

Os service providers de tecnologia terão de agir mais rápido do que nunca para corresponder à procura, revela Gartner, sendo necessário proceder a mudanças estratégicas nas principais ofertas de produtos/serviços

Mais de 30% do aumento da procura por API terá origem na IA e em Modelos de Linguagem de Grande Escala

A inteligência artificial e os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) serão responsáveis por um aumento de mais de 30% na procura por interfaces de programação de aplicações (API) até 2026.

De acordo com uma investigação da Gartner, que contou com a participação de 459 service providers de tecnologia e que decorreu entre outubro e dezembro de 2023, 83% dos entrevistados revelaram que já implementaram ou estão atualmente a testar a IA generativa no seio das organizações.

Adrian Lee, VP Analyst na Gartner, considera que as consequências da adoção do GenAI “serão generalizadas”, o que implica “o aumento da demanda por API para soluções habilitadas para LLM e GenAI”. Este cenário, prossegue o analista, implica que service providers de tecnologias se movam mais rápido do que nunca “para atender à procura”.

“Os clientes corporativos devem determinar a melhor forma de adicionar o GenAI às ofertas, seja através de API de terceiros ou com modelos de open-source. Com a liderança dos service providers de tecnologia, possibilitam uma conexão natural entre estes clientes corporativos e as suas necessidades de soluções habilitadas para GenAI”, acrescenta Adrian Lee.

A investigação descobriu que metade dos service providers irão proceder a mudanças estratégicas de forma a estenderem as suas principais ofertas de produtos/serviços e a obterem uma solução completa de ponta a ponta.

Até 2026 a previsão aponta para que mais de 80% dos fornecedores independentes de software tenham recursos de GenAI incorporados nas suas aplicações corporativas.

Antes de incorporarem os recusos da IA generativa nos produtos e serviços, os service providers necessitam de:

  • Documentar o use case e definir o valor da experiência para os utilizadores que tenham o GenAI como parte do produto;
  • Determinar qual a melhor forma de adicionar o GenAI nas ofertas (através de API e terceiros ou com modelos de open-source) e considerar os custos dos novos recursos;
  • Resolver e corresponder aos pedidos dos utilizadores através de otimizações que evitem o atrito entre o utilizador e as curvas de aprendizagem;
  • Analisar os diferentes riscos específicos como os resultados imprecisos, a privacidade de dados e a violação do IP, incluindo barreiras de proteção específicas para cada risco.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.