Branded Content

Impressão 3D na Indústria 4.0: do analógico ao digital com a HP

A impressão 3D é definidora do futuro da produção industrial e vai ser responsável por alterar de forma estrutural as complexas cadeias de valor

Impressão 3D na Indústria 4.0: do analógico ao digital com a HP

Desde a primeira Revolução Industrial, de produção mecânica e com a invenção do motor a vapor, passando pelo fordismo e a produção em massa no início do século XX, até à automação da produção que marcou o novo milénio, a tecnologia evoluiu mais rapidamente do que nunca. Agora, a chamada Indústria 4.0 está a passar pela tempestade perfeita ao fazer a transição para a produção digital. Altamente influenciada por sofisticadas tecnologias, a impressão 3D está a traçar o caminho para a revolução e a acelerar a digitalização.

A transformação digital não deixa ninguém para trás e com a quarta revolução industrial, é inevitável assistir a uma transição do analógico para o digital no setor. Vai mudar a forma como concebemos, desenhamos, produzimos, distribuímos e consumimos uma grande ou total parte das coisas que consumimos. Estar na crista da onda da revolução industrial digital é potenciar o crescimento da impressão 3D, elemento-chave da rápida e essencial disrupção do analógico para o digital.

A impressão 3D é um processo de fabrico que produz um produto físico a partir de informação completamente digital:

  • Permite que um utilizador insira matérias-primas e um ficheiro digital e produza um objeto sólido e tridimensional;
  • Além de um processo diferente de fabrico, também os materiais de impressão 3D diferem dos utilizados no fabrico tradicional;
  • O material utilizado encontra-se tipicamente numa forma de arame ou em pó, dependendo da tecnologia utilizada;
  • Hoje, a variedade de materiais para impressão 3D é muito menor do que a do fabrico tradicional, mas espera-se que se expanda drasticamente nos próximos anos;
  • O processo de impressão 3D pode gerar uma parte quase acabada numa questão de horas.

Ao reformular por complemento os métodos de produção e atuando como um catalisador para mudanças significativas, a impressão 3D posiciona-se como alavanca não só para a sustentabilidade dos negócios, como, e acima de tudo, para o seu crescimento. Os líderes serão definidos pela sua capacidade de aproveitar as disrupções para inovar e manter uma posição resiliente. Os primeiros líderes a dar passos na vanguarda da impressão 3D, vão orientar a indústria, através da natural vantagem tecnológica e sendo pioneiros na inovação da produção digital. É de notar que não só o futuro será totalmente digital, como haverá um shift de valores na produção de bens, direcionados para o consumidor, democratizando a produção e massificando a personalização.

Entre os benefícios da impressão 3D, podemos contar com:

  • Aumento da flexibilidade de produção;
  • Aceleração da iteração do design e timing do mercado;
  • Iteração distribuída, com fabrico local;
  • Designs otimizados com reduzidas restrições;
  • Elevada capacidade de personalização a um custo razoável;
  • Impressão no momento e a pedido e limitar a necessidade de inventário;
  • Reduzir resíduos de materiais.

O paradigma avança rapidamente. Desde a sua criação em 1967, a impressão 3D tem servido como ferramenta em protótipos e design. Contudo, nos últimos cinco anos, a impressão 3D viu-se revigorada com a introdução de novos e melhores materiais; o aumento da potência, consistência e tamanhos das impressoras e o maior nível de controlo da produção.

Nos últimos sete anos, o mercado de impressão 3D cresceu quase 5,7 vezes mais, com 70% do número total de impressoras 3D instaladas entre a Alemanha, o Reino Unido, os EUA, a China e o Japão. De grandes fábricas centralizadas a centros de produção distribuídos pelo mundo, a impressão 3D vai ser responsável por alterar fundamentalmente as complexas cadeias de valor de hoje, e a HP caminha na vanguarda da revolução da impressão 3D.

Para mais informações sobre impressoras HP, visite: http://www8.hp.com/au/en/printers/3d- -printers.html

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela HP

Tags
HP

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.