Google vai testar função de IA antirroubo

Nova funcionalidade antirroubo da Google vai começar a ser testada no Brasil a partir de julho

Google vai testar função de IA antirroubo

A Google anunciou esta semana que o Brasil irá ser o primeiro país a testar as novas funcionalidades antirroubo para os telemóveis Android através de inteligência artificial (IA) para identificar quando um telemóvel for roubado e bloquear o ecrã.

Vão estar disponíveis três tipos de bloqueios na fase inicial do teste. Num dos três, a Google irá utilizar a IA que criaram para poder analisar movimentos comuns associados a roubo e bloquear o ecrã, assim que for detetado.

A segunda funcionalidade permite que um utilizador consiga bloquear o ecrã do dispositivo remotamente ao colocar o número de telemóvel e completar um desafio de segurança a partir de outro dispositivo. O último modo inclui um bloqueio automático se o telemóvel ficar sem acesso à internet por longos períodos de tempo.

As funcionalidades vão estar disponíveis no Brasil para telemóveis Android com versão 10 ou superior, segundo a empresa. Estas funcionalidades vão ser disponibilizadas aos utilizadores de outros países gradualmente ao longo do ano.

O problema do roubo de telemóveis é crescente no Brasil. O número de telemóveis roubados na maior economia da América Latina aumentou 16,6% em 2022 em relação ao ano anterior para cerca de um milhão.

O governo brasileiro lançou uma app em dezembro chamada "Celular Seguro", o que permite aos utilizadores reportarem um telemóvel roubado e bloquear o acesso ao mesmo através de um dispositivo de alguém em quem confiam.

No último mês, cerca de dois milhões de pessoas registaram-se na aplicação em todo o país, enquanto 50 mil telemóveis foram bloqueados através da mesma, de acordo com o Ministério da Justiça do Brasil.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.