FEUP e Sonae IM aliam-se para criar laboratório de investigação

O Sonae IM LAB@FEUP materializa uma aposta estratégica na criação de conhecimento na área da engenharia informática. Objetivo é promover a inovação e a competitividade das empresas e contribuir para fomentar o emprego científico altamente qualificado

FEUP e Sonae IM aliam-se para criar laboratório de investigação

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Sonae IM estabeleceram uma parceria para a criação de um laboratório de investigação e desenvolvimento denominado Sonae IM LAB@FEUP. O objetivo é criar as condições para a realização de projetos de I&D na área de engenharia informática, que reflitam as áreas estratégicas da academia e a satisfação de necessidades do universo empresarial.

Com esse objetivo em mente, o Sonae IM LAB@FEUP propõe-se a promover projetos de Doutoramento e de Mestrado, com duração aproximada de 4 anos e de 6 meses, respetivamente, com base em desafios reais lançados pelas empresas do universo Sonae IM.

A iniciativa, lançada no arranque do atual semestre académico, constitui-se como a plataforma para a construção de uma comunidade de conhecimento partilhado na área de engenharia informática entre a FEUP, a Sonae IM e empresas associadas. O objetivo é potenciar a materialização da inovação no mercado, sobretudo nas áreas de I&D de Inteligência Artificial & Sistemas Preditivos, Tecnologias Transacionais e Experiência do Consumidor & Soluções, com a tónica na aplicação às áreas de telecomunicações, retalho e cibersegurança.

Segundo o Professor João Paiva Cardoso, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, “esta iniciativa reveste-se de uma importância grande uma vez que irá permitir fortalecer ainda mais as sinergias entre a indústria e a academia, acelerando a concretização de projetos de investigação científica, financiados diretamente pela indústria, e para a indústria, em desafios de grande impacto científico, tecnológico e empresarial”.

De acordo com Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, “a concretização deste laboratório e o seu contributo para a investigação em Inovação de forma colaborativa com a academia reforçará a estratégia da Sonae IM, de investir em negócios e tecnologias inovadores à escala global. A parceria, que antecipamos extremamente frutuosa, deixa-nos muito orgulhosos, não só por proporcionar oportunidades de cocriação de conhecimento altamente valorizado no mundo empresarial, como também por contribuir para a qualificação dos futuros profissionais do setor”.

No âmbito do funcionamento do laboratório de investigação e desenvolvimento, as empresas associadas da Sonae IM vão apresentar desafios relacionados com as áreas de I&D dos cursos de doutoramento e mestrado do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP, articulados com o calendário de cada ano letivo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.