Facebook expande programa de fact-checking em Portugal

O Polígrafo entra agora na rede de fact-checking do Facebook de forma a rever e avaliar a precisão dos conteúdos da rede social

Facebook expande programa de fact-checking em Portugal

A expansão do programa de fact-checking da rede social Facebook estende-se agora ao Polígrafo, meio certificado pela organização não-partidária International Fact-Checking Network. Esta Parceria está já em operação.

O Polígrafo é o segundo parceiro de fact-checking em Portugal, depois de o Observador se ter juntado ao programa em maio.

Quando um fact-checker classifica uma notícia como falsa, o Facebook mostra essa notícia num local mais baixo do feed de notícias e reduz significativamente a sua distribuição. Isto impede que essa fraude se espalhe e reduz o número de pessoas que veem a notícia. As páginas e domínios que partilham repetidamente notícias falsas também verão a sua distribuição reduzida, assim como a sua capacidade de fazer anúncios e gerar receita, o que ajuda a conter a disseminação das notícias falsas com motivações financeiras.
“Combater as notícias falsas é uma responsabilidade que levamos muito a sério, e é por isso que estamos constantemente a trabalhar em maneiras de impedir a disseminação de desinformação na nossa plataforma. Ao expandir o nosso programa de fact-checking em Portugal, ajudamos as pessoas a entender melhor as informações que vêm e também a reduzir a disseminação de conteúdo falso na plataforma. Estamos muito satisfeitos pelo Polígrafo aderir ao nosso programa", justificou Natalia Basterrechea, Head of Public Policy, Facebook Spain & Portugal.
Hoje, o programa inclui 54 parceiros fact-checkers de todo mundo e opera em 42 idiomas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.