Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

ACEPI espera que Portugal alcance as metas da Década Digital, levando a que Portugal se destaque acima da média europeia em termos de adoção de soluções de inteligência artificial

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

A presença digital das empresas portuguesas continua a crescer a um ritmo acelerado, impulsionada pela implementação de estratégias digitais e inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA). De acordo com o mais recente estudo “Economia Digital em 2024”, divulgado pela Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI), em parceria com o .PT e com a IDC, 17% das empresas portuguesas já adotaram práticas de IA nas suas operações, um indicador que representa mais do dobro da média europeia. Além de aumentar a competitividade e resiliência no mercado, a IA tem um impacto direto no comércio online que, este ano, deverá atingir 153 mil milhões de euros.

Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, sublinha que o investimento alocado às competências digitais tem sido significativo, mas requer um reforço de verbas nesta reta final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Em plena década digital, as metas para alcançar uma maior soberania tecnológica num contexto global são ambiciosas. Em Portugal, 22% das verbas do PRR foram direcionadas para priorizar a transformação das empresas e a modernização da administração pública. O retorno desse investimento tem sido notório e, como se pode observar em muitos dos indicadores deste estudo, Portugal destaca-se como um exemplo para a União Europeia. No entanto, é necessário criar mais mecanismos para acelerar a transição digital a um maior número de empresas nacionais”, afirma em comunicado.

O estudo revela que a maioria das pequenas e médias empresas (70%), já utiliza a internet, com, pelo menos, uma intensidade digital básica. Este crescimento, potenciado pelas novas tendências e práticas de consumo, tem levado vários setores a adotarem uma abordagem omnicanal, para atender às necessidades de clientes que valorizam cada vez mais o digital como meio de preferência. Entre estas empresas, 17% recorrem à IA para otimizar a eficiência e automatizar processos.

A IA é uma ferramenta que Portugal não pode deixar escapar. Embora existam desafios importantes a considerar — como, por exemplo, a proteção de dados —, é notório que o seu impacto na educação, na saúde e nos negócios é positivo. Assim, a meu ver, é fundamental que não se imponham barreiras à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias, pois estas são essenciais para que a nossa economia se torne cada vez mais resiliente num contexto global”, diz Alexandre Nilo Fonseca.

No que diz respeito aos consumidores, o estudo divulga ainda que a esmagadora maioria (85%) dos portugueses utilizam a internet diariamente, sendo que o fazem através dos seus smartphones. No entanto, outros gadgets como os smartwatches e as smart TV têm demonstrado um crescimento exponencial, mesmo após o impacto da pandemia. Assim, e tendo em consideração que mais de metade (54%) dos portugueses optam por fazer compras online, torna-se claro que as empresas necessitam de se adaptar a tais tendências de forma rápida e eficaz.

Quanto ao método de pagamento preferido pelos portugueses, 50% dos consumidores online optam pagar por referência multibanco, sendo que o MB Way já se posiciona como a segunda opção mais popular, com 42% de adesão. Esta crescente digitalização reflete-se no impacto económico do comércio eletrónico nacional, que tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Em termos geográficos, Lisboa lidera nas compras online, com uma taxa de 62%, enquanto as ilhas e o norte do país ficam abaixo da média. Entre as categorias mais compradas estão roupa, calçado e acessórios.

Nesta linha, e com a digitalização a moldar o futuro do comércio e dos negócios, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de investir numa economia que prospere na esfera digital, impulsionando a competitividade e inovação do país.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.