eDreams otimiza personalização de serviço com machine learning

A maior agência de viagens online da Europa equipou as suas plataforma com algoritmos baseados em machine learning para oferecer serviços altamente personalizados com base em padrões comportamentais, alcançado um aumento de 50% na taxa de conversão dos visitantes

eDreams otimiza personalização de serviço com machine learning

A eDreams ODIGEO reforçou a sua capacidade de fornecer um serviço verdadeiramente personalizado aos viajantes ao apresentar as ofertas mais relevantes e personalizadas através da implementação de soluções de inteligência artificial, através de uma inovadora tecnologia de aprendizagem automática (Machine-based Learning, ou MBL). Ao alavancar a análise algorítmica, ao mesmo tempo que assegura a total confidencialidade da informação dos clientes, a maior agência de viagens online da Europa obteve benefícios significativos tanto para os clientes como para o negócio, especialmente ao nível do número de visitantes das suas plataformas que acabam por efetuar a reserva de um voo. Em alguns cenários, a eDreams ODIGEO assistiu a um aumento de 50% nas taxas de conversão dos visitantes das plataformas, impulsionadas por uma oferta personalizada e adaptada a cada cliente.

Um vasto conjunto de algoritmos, implementado nas plataformas do Grupo, executa aproximadamente dois mil milhões de previsões personalizadas por dia utilizando dados anónimos e agregados, relacionados com o comportamento dos clientes, para antecipar as suas necessidades específicas de viagem quanto a voos mais convenientes, ao alojamento ou a uma ampla variedade de opções complementares. A empresa registou também em todas as suas grandes marcas de viagem - eDreams, GO Voyages, Opodo e Travellink – um aumento recorde de 10% no rácio de clientes que acrescentam um produto complementar à sua reserva de viagem, seja bagagem, assentos ou seguros.

Os algoritmos utilizados geram uma verdadeira oferta personalizada para cada cliente, permitindo à eDreams ODIGEO personalizar à escala – uma possibilidade tecnologicamente impossível há alguns anos atrás. Isto permite à eDreams ODIGEO disponibilizar ofertas personalizadas e escolhas mais indicadas, que podem poupar tempo e dinheiro aos clientes quando viajam.

Nos últimos anos a eDreams ODIGEO tem vindo a alargar progressivamente a utilização de tecnologias de aprendizagem automática, garantindo de forma contínua as melhores ofertas possíveis aos clientes. Desde os voos e os hotéis mais convenientes em cada caso, aos serviços adicionais mais adequados ao nível da bagagem ou do seguro, as opções disponibilizadas são sempre adaptadas às necessidades e preferências de cada cliente.

Para apoiar uma equipa de 400 engenheiros de software e garantir uma dedicação contínua às tecnologias de MBL a uma escala global, a eDreams ODIGEO integrou peritos em MBL em toda a sua estrutura para continuar a melhorar a experiência do cliente, identificar potenciais problemas em tempo real e conseguir um impacto positivo nos resultados da empresa. Todos os dias, estes especialistas talentosos, recrutados à escala mundial, desenvolvem e implementam novos algoritmos em toda a organização.

Dana Dunne, Diretor Executivo da eDreams ODIGEO, afirmou: “Na eDreams ODIGEO tentamos sempre utilizar a tecnologia em prol dos clientes, de modo a fornecer-lhes a melhor relação qualidade/preço e as combinações de viagens mais convenientes. Possuímos mais de 18 milhões de clientes em 43 países, sabemos que não há dois clientes iguais e, por isso mesmo, não der a produtos e serviços personalizados de forma muito mais rápida e fácil, protegendo sempre totalmente os dados dos próprios clientes durante o processo. A tecnologia de aprendizagem Automática é uma vantagem para os nossos clientes e para o nosso negócio".

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IT INSIGHT Nº 14 Julho 2018

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