Até 2021, gastos com RA e RV vão aumentar mais de 100%

A IDC aponta para uma forte adoção das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) durante os próximos anos. Este investimento deverá duplicar a cada ano até 2021, alcançando nessa altura os 215 mil milhões de dólares

Até 2021, gastos com RA e RV vão aumentar mais de 100%

Enquanto prevê que este ano os gastos totais relacionados com produtos e serviços de RA e RV se situem em cerca de 11,4 mil milhões de dólares, A IDC revela que daqui a quatro anos este número deverá rondar os 215 mil milhões, o que revela uma taxa de crescimento na ordem dos 113,2% até 2021.

De acordo com a IDC, os EUA serão o país onde os gastos com a RA e a RV serão mais notórios já este ano:3,2 milhões de dólares. A nível regional, segue-se Ásia/Pacífico e Europa Ocidental (2 mil milhões de dólares).

Com um dos crescimentos mais rápidos no investimento nestas tecnologias (121,2%), a Europa Ocidental deverá ocupar o segundo lugar do ranking das regiões que mais gastarão com a realidade aumentada e virtual em 2021.

Globalmente, será o segmento de consumo a principal fonte de rendimentos da RA/RV este ano. No entanto, tanto na Europa Ocidental como nos EUA, rapidamente se verificará a ascensão do investimento de setores como o de fabrico discreto e fabrico por processo.

“Os segmentos de consumo e retalho serão os primeiros líderes em investimento e adoção da RA e RV. Entretanto, tal como é possível verificar a nível regional, outros segmentos como o dos transportes, educação e governo vão também utilizar as capacidades transformadoras destas tecnologias”, explica Marcus Torchia, diretor de investigação, IDC Customer Insights & Analysis.

Embora o segmento de consumo continue a ser o grande líder de investimento nestas tecnologias na região da Europa ocidental, a fabrico discreto, retalho e fabrico de processos  mostrarão um forte crescimento até ao final de 2021.

A realidade aumentada e virtual está a começar a ter uma forte componente comercial e a IDC estima que esta tendência continue a acelerar. “À medida que a próxima geração de hardware começa a aparecer, as indústrias verticais estarão entre as primeiras a adotável-la. O software e os serviços de vanguarda serão utilizadores para todas as operações, desde aumentar a produtividade dos trabalhadores e a segurança, como forma de atrair os clientes de forma personalizada”, Tom Mainelli, program vice president, Devices and AR/VR at IDC.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.