Apenas 10% das empresas Portuguesas estão na Liderança Digital

Pouco mais de um terço dos gestores acreditam que vão conseguir antecipar as mudanças antes de estas serem exigidas pelo mercado, indica a Dell EMC

Apenas 10% das empresas Portuguesas estão na Liderança Digital

Atualmente, 10% das empresas portuguesas são líderes digitais, de acordo com Indicador de Transformação Digital da Dell Technologies (Indicador DT). O Indicador DT, elaborado em colaboração com a Intel, mapeia o progresso da transformação digital de empresas média e grande dimensão, tendo como base as expetativas e receios digitais dos líderes de negócio de todo o mundo.

Este estudo revela que 94% dos líderes de negócio Portugueses acreditam que, dentro de cinco anos, as suas organizações terão que se esforçar ainda mais para responder aos pedidos dos seus clientes e 13% teme que a sua organização seja ultrapassada.

Os cálculos do Indicador DT têm como base a perceção do desempenho empresarial nas seguintes áreas: disponibilidade de serviços ou produtos core através do digital, a estratégia de TI existente, a estratégia de transformação da força de trabalho e os investimentos planeados.

Segundo a pesquisa, 90% das empresas portuguesas estão a enfrentar grandes impedimentos para a transformação digital ao dia de hoje. De acordo com o estudo, as cinco principais barreiras à transformação digital em Portugal são: falta de orçamento e recursos; privacidade de dados e preocupações com a cibersegurança; cultura digital imatura: falta de alinhamento e colaboração em toda a empresa; falta de uma estratégia e visão digital coerente; abordagem reativa para atividades concorrentes.

"Já falamos sobre estar à beira de uma tremenda mudança há algum tempo. Mas tal não é mais o caso”, confirma Gonçalo Ferreira, General Manager for Dell EMC Commercial in Portugal. “A próxima era digital chegou e já está a mudar a maneira como vivemos, trabalhamos e conduzimos negócios. O que significa que o tempo urge. A transformação genuína precisa acontecer agora e precisa ser radical”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.