Branded Content

SelfHelp: Um utilizador autónomo é um utilizador feliz

As organizações que disponibilizam este tipo de soluções beneficiam de maiores níveis de fidelização e de menores custos com o apoio ao cliente

SelfHelp: Um utilizador autónomo é um utilizador feliz

Os utilizadores mudaram: cada vez mais equipados com dispositivos conetados, saltam de um aplicativo para outro e esperam que as marcas estejam presentes em todos os lugares para responder às suas perguntas imediatamente e sem passar pelo atendimento ao cliente.

Com as soluções atuais de Self Care, podem encontrar a derradeira felicidade: a autonomia na resposta às suas solicitações de forma simples. Self Help é o próprio princípio da autonomia e, portanto, da lealdade ao utilizador.

Por definição, o Self Help é sinónimo de autonomia para o utilizador. Ele designa a prática pela qual é dada a oportunidade ao utilizador de executar todas ou parte das ações de gestão do seu serviço, ou de ter acesso a informações de suporte.

Tudo isto com a maior independência, uma vez que sozinho pode aceder a um site, a uma app móvel ou a um chatbot. Ao utilizador é oferecida a oportunidade de realizar ações simples sem ser necessário contactar o serviço de atendimento ao cliente, uma abordagem que normalmente é considerada negativa por causa dos tempos de espera que geralmente são considerados longos.

O utilizador passa a ter muitos conteúdos à sua disposição, onde poderá encontrar uma resposta imediata e qualificada para as suas necessidades: tutoriais, documentação, bases de conhecimento, guias, FAQs, ferramentas de diagnóstico ou até mesmo espaços de suporte à comunidade...

O utilizador pode resolver um problema sozinho, monitorizar o seu consumo ou até gerir a evolução das suas necessidades como quiser, a partir do apoio e do canal à sua escolha.

 

O utilizador quer mais autonomia

Esta estratégia de capacitação dos utilizadores responde a uma forte solicitação dos mesmos: mais bem informados e mais independentes, preferem a solução mais simples e rápida para resolver o seu problema, com apenas alguns cliques. As soluções de resposta devem ser eficientes para resolver problemas básicos.

Os números falam por si: de acordo com um estudo da Salesforce, do final de 2016, mais de 88% dos clientes acreditam que uma resposta imediata ao seu problema promove a sua lealdade a uma marca ou empresa...E de acordo com a Forrester, 72% dos consumidores preferem encontrar a resposta para a sua pergunta sem passar por um serviço de apoio ao cliente.

Esta é a prova de que a automatização de tarefas e processos específicos através do Self Help são a chave para uma melhor gestão do apoio ao cliente, contribuindo para a sua satisfação e fidelidade.

 

”Efeito uau”: A realização entusiástica do utilizador

Para as organizações que disponibilizam este tipo de soluções aos seus utilizadores, um dos efeitos virtuosos é a redução nos custos de apoio aos clientes. Na verdade, os agentes que são solicitados para prestar um apoio simples e repetitivo podem concentrar-se em tarefas com maior valor acrescentado, tendo mais tempo para responder a solicitações mais complexas que exigem um interlocutor humano, favorecendo a atenção e importância junto dos utilizadores.

Este útil serviço, disponível 24 horas por dia, é procurado por utilizadores que desejam autonomia, e é uma ferramenta complementar ao atendimento ao utilizador composto por agentes "reais". É possível receber as solicitações dos clientes de forma automatizada e ultrarrápida, economizando tempo, tanto para o cliente como para o call center. Incorporar inteligência artificial adequada é um investimento que contribui tanto para a redução significativa dos custos de suporte como para a satisfação dos clientes.

Melhorar o entusiasmo: para o conseguir, o SelfHelp deve ser baseado numa base de dados sólida, contendo não apenas o histórico de cada utilizador, mas também os detalhes dos processos e ações a serem realizados como parte de um ou de uma série de cenários simples.

O SelfHelp é uma verdadeira revolução: significa isto colocar à disposição do próprio utilizador elementos até hoje mantidos e preservados pelo serviço tradicional de atendimento ao cliente. O objetivo é fornecer exatamente o mesmo nível de informações, especialmente para consultas de baixo valor acrescentado.

A realização do utilizador é baseada numa real harmonização entre a interação digital e física, que é capaz de acompanhar todas as interações que ocorreram, qualquer que seja o momento, o suporte ou o tipo de solicitação. O efeito "uau" está lá: numa ótima de experiência do utilizador, baseada em ferramentas intuitivas, adaptáveis, simples, rápidas e eficientes.

Só depende de si!

 

Branded Content

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.