Dez tendências em cibersegurança

As dez principais previsões da Gartner centram-se no modo como as empresas podem preparar-se para riscos futuros enquanto tomam, já hoje, medidas preventivas

Dez tendências em cibersegurança

Os profissionais da segurança enfrentam, hoje, dois tipos de ameaças: externas às organizações e provenientes dos seus próprios funcionários. Nos próximos anos, assistiremos a uma variedade de ataques e a um avanço nas tecnologias e nos processos que os acautelam.
 

1- Até 2020, 99% das vulnerabilidades exploradas serão as que os profissionais de segurança e do IT conhecem há, pelo menos, um ano.

Ação recomendada: As empresas deverão concentrar-se em resolver as vulnerabilidades que já conhecem a existência. Apesar destas serem fáceis de ignorar, são também as mais fáceis de corrigir e mitigar, com menores custos.
 

2- Em 2020, um terço dos ataques bem-sucedidos a empresas incidirá sobre os seus recursos de shadow IT.

Ação recomendada: As áreas de negócio têm que lidar com as realidades da empresa e irão adotar quaisquer ferramentas que lhes permitam fazer o trabalho. As empresas devem encontrar uma forma de rastrear o seu shadow IT e criar uma cultura de aceitação e proteção versus deteção e sanção.
 

3- Em 2018, a necessidade de prevenir fugas de informação de clouds públicas levará 20% das organizações a desenvolver programas de governação de segurança de dados.

Ação recomendada: Identifique falhas nas políticas de segurança de dados, desenvolva um roadmap para endereçar os problemas e procure “ciber-seguros” sempre que tal se justificar.
 

4- Até 2020, 40% das empresas envolvidas em devops irão proteger as aplicações com recurso a tecnologias de auto-teste, auto-diagnóstico e auto-proteção.

Ação recomendada: Adotar Runtime Application Self Protection (RASP) para DevOps. Avaliar fornecedores menos maduros de produtos e serviços para potenciais opções de segurança.
 

5- Em 2020, 80% dos novos negócios que envolvam tecnologias de cloud access security broker (casb) incluirão firewall de rede, gateways seguros de web e plataformas de firewall para aplicações web.

Ação recomendada: Apesar de existirem preocupações sobre a migração para a cloud e a agregação de compras, as empresas devem avaliar o roadmap de desenvolvimento aplicacional e decidir se o investimento se justifica.
 

6- Em 2018, as empresas que adotem tecnologias de contentores móveis nativos (native mobile containment) ao invés de opções de terceiros aumentarão de 20 para 60%.

Ação recomendada: Experimente e familiarize-se com os contentores móveis nativos. Importa ter em conta que empresas com exigências médias de segurança devem planear uma transição gradual para contentores móveis nativos.
 

7- Em 2019, 40% das implementações de identity as a service (IDaaS) substituirão implementações de identity and access management (IaM), percentagem que é atualmente de 10%.

Ação recomendada: Vale a pena começar a experimentar soluções IDaaS em projetos de pequena escala. Apesar de confrontos regulatórios poderem deitar por terra a implementação crescente destas soluções, as empresas devem empenhar-se em reconhecer as atuais limitações e benefícios.
 

8- Em 2019, a utilização de passwords e de tokens em casos de médio risco cairá 55%, devido à introdução de tecnologias de reconhecimento.

Ação recomendada: As passwords estão demasiado enraizadas nas práticas empresariais para que desapareçam completamente, mas as empresas devem concentrar-se na criação de um ambiente de confiança ubíquo e com boa experiência de utilização. Comece por identificar casos de uso e procure funcionalidades de biometria e analítica.
 

9- Até 2018, mais de 50% dos fabricantes de dispositivos de IoT não serão capazes de endereçar ameaças provenientes de autenticação frágil.

Ação recomendada: Ao mudar a arquitetura empresarial, a IoT introduz novas ameaças. As empresas devem identificar riscos de autenticação, estabelecer requisitos de validação de identidade e empregar métricas.
 

10- Em 2020, mais de 25% dos ataques empresariais envolverão IoT, apesar desta representar apenas 10% dos orçamentos de IT.

Ação recomendada: À medida que a IoT continua a crescer, os vendors favorecerão a usabilidade em detrimento da segurança. As empresas devem assumir a responsabilidade da segurança da IoT e dedicar especial atenção a dispositivos vulneráveis ou em que é impossível proceder a atualizações de segurança, aumentando o orçamento destinado à IoT.

 

Artigo Gartner, por John A. Wheeler Research Director na Gartner

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.