Branded Content

A inteligência chega finalmente aos ERP

Com a integração de tecnologias de machine learning e analítica nos ERP, as empresas podem tornar-se mais inteligentes

A inteligência chega finalmente aos ERP

Se lembrarmos os grandes saltos evolutivos dos sistemas de gestão, verificamos que estes sempre foram resultado de grandes mudanças no mercado - e, consequentemente, de grandes mudanças nas empresas.

O que hoje conhecemos dos sistemas integrados de gestão, ou ERP, é sem dúvida o reflexo da evolução das empresas e da evolução da forma de fazer negócios.

 

História

Na década de 50, as empresas passaram a preocupar-se com a otimização dos seus recursos, com o objetivo de minimizar o tempo desperdiçado no trabalho processual e, simultaneamente, respondendo ao máximo número de pedidos possível, mantendo os stocks em volumes mínimos.

Era preciso mais e, na década de 80, num cenário mundial de expansão económica, o chão de fábrica já não era suficiente para atingir a eficiência máxima. É então que os MRP invadem os processos que antecedem e precedem a produção em si. Foi este o momento em que as empresas perceberam que as diferentes áreas de uma corporação não podem permanecer isoladas e que a integração é inevitável para se manterem competitivas.

A explosão tecnológica dos anos 90, com o acesso a computadores pessoais, acessíveis e interligados, trouxe o uso da tecnologia em favor da otimização de processos empresariais. Ao mesmo tempo, a queda das barreiras internacionais promoveu a disseminação de modelos e sistemas de gestão, tornando as empresas cada vez mais competitivas e o mercado extremamente agressivo.

As empresas precisavam, cada vez mais, de estar tecnologicamente equipadas para sobreviver a um cenário como este. É aqui que vemos os ERP dominarem o mercado. A tecnologia dos ERP que teve início nas grandes corporações já chegou, hoje em dia, às pequenas e médias empresas, conferindo-lhes potencial ilimitado para participar no mercado, juntamente com as grandes. O que continua a ser absolutamente determinante é a eficiência das operações. Para isso, conhecer os custos em detalhe e acompanhar estas variações em tempo real é indispensável.

 

Novo mundo

Sabemos que as empresas devem estar sempre atentas ao comportamento dos seus clientes, antevendo as suas necessidades; devem também ser ágeis, a ponto de levar ao seu público soluções para os novos desafios que surgem a cada dia.

O cliente é cada vez mais exigente e, se não existir preparação para responder com a qualidade e preço adequados, ficaremos para trás.

Certamente que uma empresa que não utiliza todos os recursos humanos e tecnológicos à disposição, integrados, em harmonia e numa estrutura eficiente, sucumbirá à evolução dos mercados.

 

ERP mais inteligente

A integração da inteligência nos sistemas de gestão ERP permite ampliar os planos estratégicos das empresas, tornando-as mais consistentes e preparadas para a competitividade, permitindo enfrentar a concorrência do mercado com mais eficiência.

É com alegria que podemos dizer às PME portuguesas que a Inteligência finalmente chegou aos ERP. Esta verdade não é futuro, mas sim presente: podemos afirmar que as PME portuguesas têm acesso pleno ao ERP com inteligência integrada, o que as coloca ao mesmo nível das suas concorrentes europeias. Acresce que continuamos a disponibilizar soluções para as PME tipicamente acessíveis às grandes empresas, a custos que as nossas PME possam suportar – e isto é fantástico.

Com SAP Business One, temos uma boa oportunidade de tornar as nossas PME mais eficientes, combinando tecnologias como machine learning, análises preditivas, a Internet das Coisas (IoT), Big Data e blockchain.

 

Apoiamos a sua evolução

O nosso objetivo é amplificar visões estratégicas para a sua empresa e aumentar a sua competitividade individual. A HighValue existe para o apoiar na transição para a empresa inteligente: não deixe de nos contactar.

 

Branded Content

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.