“Estamos a viver um momento único na história da tecnologia”

Desde o final de 2016 que Paula Panarra lidera a Microsoft Portugal. A IT Insight conversou com a diretora-geral sobre a estratégia e a visão da tecnológica para a transformação digital das organizações nacionais. Cloud, mobilidade, liderança e inovação ditam o tom

“Estamos a viver um momento único na história da tecnologia”

IT Insight - Como encara este novo desafio, de liderar a Microsoft Portugal?

Paula Panarra - Com entusiasmo e enorme responsabilidade. Responsabilidade porque a Microsoft é uma casa com muitos talentos, que interage com um ecossistema de parceiros e de clientes muito grande e que tem um impacto elevado no desenvolvimento do país. Entusiasmo porque estamos a viver um momento único na história da tecnologia e esta nova era digital vem trazer inúmeras oportunidades para o país.

É provavelmente a única revolução industrial em que a dimensão do país é irrelevante e na verdade pode lançar-se um negócio para o mundo a partir de Portugal. Temos aquilo que é necessário: o talento e a qualidade das pessoas. Cabe-nos tirar partido dessa oportunidade. É com muito entusiasmo que encaro o papel que a Microsoft pode ter no desenvolvimento e na transformação digital das organizações, da administração pública, das escolas e das comunidades nos próximos anos, em Portugal.

Quais as apostas da Microsoft em 2017?

Em tecnologias cloud e, portanto, em plataformas de produtividade, de analítica e de Azure enquanto a cloud que permite correr todas as aplicações. A cloud é o enabler da transformação digital que empresas e administração pública podem fazer nos próximos anos. Permite, primeiro, que empresas muito pequenas acedam a tecnologia em modelos de software-as-a-service. É também um enabler de escala, que permite testar e reajustar muito rapidamente, aportando a agilidade de que os negócios precisam para serem competitivos, sejam negócios já existentes e em transformação ou que estejam a surgir.

Temos visto inúmeras startups a surgir, algumas com uma dimensão global muito relevante, graças à cloud. A aposta é sustentar a estratégia de plataforma cloud da Microsoft. Vemos a transformação digital assente em quatro pilares. Por um lado, a relação com o cliente, desde o omnicanal à presença na web e ao e-commerce, passando pelo CRM – ou seja, o modo como o digital pode tornar mais eficiente a relação com o cliente.

O segundo pilar é a modernização do posto de trabalho, tendo em conta o que a cloud possibilita: produtividade em mobilidade, colaboração em tempo real e em qualquer lugar, videoconferência a um preço muito acessível e até a possibilidade de levar o self-service analytics para o posto de trabalho, para uma tomada de decisão mais informada.

O terceiro pilar é a otimização das operações, através da desmaterialização de processos, da otimização da linha de produção, da manutenção preditiva com IoT, da robotização de alguns processos. O último pilar é a criação de novos serviços e negócios. Fala-se muito das nativas digitais, mas há um trabalho a desenvolver nos negócios estabelecidos e na criação de novos serviços, no modo como as empresas se transformam através da personalização dos serviços que prestam, por exemplo. Há um sem número de possibilidades.

Começam a existir projetos na administração pública em cloud? O que está a ser feito?

Tem sido um caminho que temos ajudado a fazer. A realidade é que a maioria da informação é pública e portanto não há questões de regulação ou soberania que limitem a utilização de cloud. Temos vários clientes na administração pública a adotar, por exemplo, Office 365, que lhes permite ter uma única plataforma de comunicação e colaboração. O nosso caso mais emblemático é o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que neste momento está numa plataforma de Exchange Online. Outra área de cloud a ser muito adotada diz respeito aos websites públicos. No website do SNS, por exemplo, há inúmeros dashboards que disponibilizam informação sobre a saúde em Portugal, em tempo real, e que estão assentes numa plataforma de Power BI que corre na cloud. Cada vez mais todas as instituições, incluindo a administração pública, veem na cloud uma vantagem de escala, de rapidez e em muitos casos de eficiência e redução de custos, salvaguardando toda as questões de privacidade e segurança que qualquer instituição deve ter em conta.

Nas empresas que não são nativas digitais, sobretudo as de menor dimensão, como sente a Microsoft a adoção da cloud?

Talvez o primeiro passo esteja a ser a modernização do posto de trabalho, com a adoção de normas de trabalho mais em mobilidade. Tudo o que é a adoção de Office 365 está a acontecer a um ritmo acelerado em empresas de qualquer dimensão. Vemos também projetos de e-commerce a tornarem-se cada vez mais relevantes, porque a presença na web, per si, já não é suficiente. No entanto, a sua evolução para um canal de negócio começa a tornar-se relevante. A analítica é outro tema cada vez mais presente. O utilizador final tem hoje acesso a informação relevante para a gestão do negócio de uma forma mais friendly. Mesmo nas empresas pequenas estamos a assistir a uma adoção cada vez maior dessas tecnologias de dashboards e de analítica.

As empresas começam a passar aplicações line of business para cloud?

Estamos, em conjunto, com a Primavera, a dinamizar essa transformação. Neste momento a Primavera tem as suas soluções tradicionais também disponíveis na cloud, com todas as vantagens de ser uma subscrição e de funcionar como um serviço. No fundo traz um modelo de IT moderno para PMEs. Estamos, sim, a assistir a uma migração de aplicações line of business para cloud. Isso é válido nas PME e igualmente nas grandes empresas. De cada vez que se reavaliam os investimentos em data center reequaciona- se até que ponto faz sentido um novo investimento de CAPEX ou na cloud. A maioria dos clientes optam por infraestruturas híbridas. Muitas vezes inicia-se por um processo de lift and shift, ou seja, migrar uma dada aplicação. Mas todas as empresas estão a perceber que a agilidade de desenvolvimento e de construção de novas aplicações na cloud é completamente diferente da que tínhamos no modelo tradicional. O go to market atual e a competitividade do mercado solicitam uma agilidade na resposta do IT.

Quem está a liderar os processos de transformação digital nas empresas?

Acreditamos que uma transformação digital de fundo, numa empresa, só acontece se for uma decisão da liderança. Associada a essa transformação vem uma transformação grande dos processos, muitas vezes até da organização, da forma de trabalhar e de operar.

Ou é uma decisão estratégica, e tida em conta pelo CEO, que depois permeia a organização, ou pode acontecer como projetos ad hoc e não como um caminho de transformação que a empresa terá de percorrer. Hoje o negócio gasta quase tanto em tecnologia como o IT, porque a maioria dos processos de decisão estão assentes em tecnologia. Se uma empresa quer uma abordagem estratégica à transformação digital, a decisão tem de vir da liderança de topo.
 

"Se uma empresa quer uma abordagem estratégica à transformação digital, a decisão tem de vir da liderança de topo"


Que ações tem feito a Microsoft, neste âmbito?

Temos feito um grande trabalho com o objetivo de sensibilizar para o facto da transformação digital ser um caminho de fundo, e não um projeto, que requer liderança e projetos de change management associados. Alguns dos eventos que temos já organizado dirigem-se a CEOs ou CXOs das empresas. Um CFO da era digital é diferente do da era tradicional. Temos tentado chegar a todas as áreas e não apenas ao IT, com quem fazemos sempre um trabalho de fundo, do ponto de vista da evangelização dos nossos roadmaps e do modo como vemos o futuro da tecnologia.

Nos dois últimos anos verificou-se uma alteração relativamente ao sentido de urgência, que é hoje muito maior. Adquirir soluções tecnológicas de nada serve se as organizações não estiverem capacitadas para as utilizar.

Há uma mudança de mentalidade em Portugal, para gerir o negócio de uma forma data-driven?

As novas gerações já são muito mais data-driven. Muitas vezes são as próprias startups que trazem as inovações para dentro das empresas, ao invés de terem de ser as empresas a criar de raiz novas soluções para esta era. Todas as ferramentas de analítica que surgiram nos últimos anos tornam o acesso e a leitura da informação mais céleres. Trouxeram também uma democratização dos dados e da sua utilização no dia-a-dia.

Os processos morosos para os quais era necessário a intervenção do IT, que levavam várias semanas, atualmente são já muito rápidos, pelo recurso a estas ferramentas, que analisam a informação estruturada e não estruturada, oferecendo os insights mais importantes para a tomada de decisão. Existe cada vez mais vontade, por parte das empresas, em ter acesso a este tipo de informação.

Qual a atual estratégia de mobilidade da Microsoft?

Um dos principais pilares foi a aposta em assegurar que todas as nossas aplicações podem ser acedidas e utilizadas em qualquer sistema operativo e dispositivo. É aí que reside o segredo da nossa nova estratégia, que é válida não apenas nas ferramentas de produtividade, mas também na plataforma Azure, que permite correr SAP, Oracle e Open Source, do mesmo modo que é possível aceder a todas as aplicações de produtividade num dispositivo Android, iOS, ou Windows Phone.

A Microsoft fez ainda uma grande aposta no Surface, ao verificar que existia espaço para um dois-em-um. Esta aposta foi muito bem-sucedida em Portugal.

Que recomendações daria a quem está a iniciar uma estratégia de transformação digital?

É necessária uma abordagem estratégica e integrada, e não apenas um projeto ad hoc. Deve ser uma estratégia consistente, por exemplo a três anos, com um caminho é marcado por vários projetos. Por outro lado é importante não ter medo de arriscar. É também fundamental ter a noção de que a folha de Excel não dará sempre a resposta sobre o retorno do investimento, visto que muitas vezes está a testar-se aquilo que ainda não foi lançado no mercado. É importante perceber a importância de testar, mesmo falhando, de modo a sermos capazes de reinventar o futuro.

Por fim, é necessário assegurar que as equipas que trabalham nesses projetos têm as condições necessárias para serem ágeis e rapidamente poderem colocar esta inovação ao serviço dos clientes. Também é importante considerar as startups, e algumas software houses, que já têm soluções customizadas e que dão resposta aos problemas das empresas. Pesquisar no mercado todas as soluções já disponíveis também é importante, uma vez que é mais fácil incorporar uma solução já desenvolvida e testá-la, do que construir tudo de raiz.

Existem soluções muito boas a serem desenvolvidas, para os processos mais básicos, como asset management, document management e para processos mais inovadores, como soluções de IoT ou de reconhecimento facial. Uma das nossas apostas tem sido colocar estas startups e empresas em contacto com os nossos clientes, para que estes possam rapidamente incorporar a inovação sem terem de percorrer todo o caminho de desenvolvimento internamente.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.