SAS FÓRUM PORTUGAL

SAS Fórum reúne mais de 900 pessoas em Lisboa

De Vítor Bento a David Fonseca, clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais do SAS reuniram-se num encontro único que integrou inovação tecnológica, boas práticas e tendências de Business Analytics

SAS Fórum reúne mais de 900 pessoas em Lisboa

Foi dia 10 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, que mais de 900 pessoas marcaram presença na 20ª edição do SAS Fórum Portugal, o maior evento nacional de Business Analytics. Nela participaram 27 oradores que, sob diferentes perspetivas, salientaram a importância das ferramentas de analítica rumo à inovação, bem como o seu papel inquestionável para as organizações na obtenção de vantagens competitivas.  

A sessão plenária abriu com a intervenção de Fernando Braz, Executive Director do SAS Portugal, que desde logo chamou a atenção para a quantidade de dados que hoje em dia são gerados, devido ao número atual (e exorbitante) de dispositivos existentes ligados à Internet que, estima-se, em 2020 chegarão aos 34 mil milhões. A era do Big Data já passou e agora, mais do que o Internet of Things (IoT), importa o Analysis of Things (AoT) pois na verdade os dados sozinhos de nada servem. 
O economista Vitor Bento, ao traçar uma perspetiva histórica da economia portuguesa, demonstrou-nos que o crescimento em geral tem vindo a desacelerar e falou de uma crise não só mal diagnosticada como mal resolvida, não deixando no entanto de passar a mensagem que com assertividade, empenho, otimização, eficiência e competências (que está provado termos) será possível uma retoma no crescimento. 

David Leon, Managing Director da Accenture Digital, falou da importância do mercado analítico fazendo alusão a alguns casos de sucesso em diversos setores (financeiro, energético, bens de consumo e serviços, etc.) deixando a mensagem de que devemos ser ágeis, eficazes na execução e saber lidar com a mudança. A manhã terminou com a intervenção do especialista europeu de TI, Peter Hinseen que, de forma cativante e original, nos mostrou como tudo gira em torno da tecnologia, dos dados e da informação, havendo por isso a premência de nos dias de hoje as empresas trabalharem em rede. A tecnologia está pois a mudar os nossos comportamentos e o Facebook, o Twitter e o Uber são as aplicações do momento e do futuro. Deixando, no final, à plateia quatro conselhos: pensem como uma startup, inovem e aprendam a linguagem da rede, simplifiquem a estratégia e agam. Sendo que todos devemos correr riscos para poder crescer.          

À tarde, seguiram-se as cerca de vinte sessões paralelas com grandes players do mercado, profissionais do SAS e académicos cuja ideia da importância do tratamento dos dados e benefícios das soluções de Business Analytics esteve subjacente à maior parte das suas intervenções, salientando as grandes tendências do mercado nas áreas das Telecomunicações, Risco, Fraude, Seguros, Banca, Académica, etc.

O evento contou com a apresentação de diversas entidades - COSEC, AXA, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Banco Santander Totta, Segurança Social Espanhola (GISS), Accenture Digital, KPMG, HP-Intel, CGI, Universidade de Coimbra, NOVA IMS e ISG e Universidade da Extremadura - que sob âmbitos diferentes apresentaram casos práticos, demonstrando a utilização que fazem das soluções de Business Analytics na sua atividade. Sendo de realçar ainda o apoio dos parceiros SAS, GStep, Esri Portugal, Arquiconsult, Mind Source, Timestamp e BugStorm. 
 
A sessão de encerramento ficou entregue a Suneel Grover, um dos maiores especialistas em Inteligência Digital que se debruçou sobre o pepel da analítica no Marketing Digital, destacando alguns casos de sucesso como da indústria da hospitalidade. Falou ainda sobre os atuais desafios que a área do Marketing enfrenta, salientando que grandes volumes de dados exigem o uso de ferramentas adequadas, de Data Mining, de forma a apoiar a implementação da estratégia delineada e o seu posterior sucesso. 

No final, David Fonseca partilhou a sua experiência em termos de engagement nas redes sociais e como, de forma simples e original, se relaciona com o público, mostrando-nos (no seu caso) a linha ténue que pode existir entre o virtual e o real.

 

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