Rumos Serviços apresenta oferta em Business Intelligence

Rumos Power Intelligence é a nova aposta da Rumos Serviços no que toca à consultoria em Business Intelligence, apresentada hoje, na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa, por Manuel Ramalho, Pedro Pereira e Paulo Gonçalves.

Rumos Serviços apresenta oferta em Business Intelligence

Nos dias de hoje as organizações encontram diversos desafios devido à massificação da informação e ao grande volume de dados gerados dentro das empresas. O Rumos Power Intelligence, solução baseada no Power BI da Microsoft, e disponibilizada pela Rumos Serviços, surge como uma solução que pretende ser ágil na implementação e com resultados.

De cariz colaborativo, multi-dispositivos e composta por dashboards dinâmicos, apresenta-se para servir as exigências de cada cliente, sendo ainda integrável com distintas tecnologias.

“Esta é uma solução, apresentada em bundle e as-a-service, procurando atingir abrangência no mercado nacional e internacional. As organizações podem agora contar com a Rumos para projetos de storage da informação, transformação de dados e consultoria e desenvolvimento de projetos de BI com total eficácia e abrangência”, indica Manuel Ramalho, responsável pela nova oferta da Rumos.

Esta solução tem por base licenciamento Microsoft, utilizando o Office 365. Foi apresentada sob a forma de planos que permitem a diferentes níveis e uma visibilidade das operações de negócio.

O "Insights 360" é um plano onde a organização recolhe os principais indicadores de uma dada operação, possibilitando uma visão total do presente e do passado. O "Insights as a Service" é uma solução à medida de cada organização.

Tratando-se de uma solução colaborativa, pode receber informação de fontes externas, sejam estas Microsoft ou não, que podem ser analisadas por qualquer pessoa da organização, devido à funcionalidade de partilha de informação.

Na apresentação desta nova solução da Rumos foi revelado o case study da Fertagus, representada por Paulo Cerqueira e António Soares, que referiram a importância da utilização desta solução.

Visto que a análise de dados da empresa de transportes, que diariamente alberga 70 mil passageiros, era feita com recurso ao Excel e que o volume de dados a exportar e analisar era demasiado grande, houve a necessidade de olhar para os dados de forma agregada. Nesse sentido, a Fertagus recorreu à solução Power Intelligence, que permite processar dados em tempo real, armazenados em Cloud, fornecendo todas as ferramentas necessárias aos utilizadores para trabalharem sobre os dados.

As empresas que utilizam a solução, como a Fertagus, têm acesso a campos com ligações a tabelas que têm dados agregados e interligados, que são transformados em informação, de modo a serem compreendidos. A informação fica segmentada de modo a otimizar as operações das organizações.

Cortana Analytics Suite

A Microsoft fez-se representar neste evento por André Mestre, data platform solutions specialist da Microsoft, que mostrou a visão da empresa sobre a análise dos dados com base na Cortana Analytics Suite, que alberga em si gestão de informação (Azure Data Factory, Azure Data Catalog, Azure Event Hub), Big Data stores, machine learning e analytics, e dashboard e visualizações, uma solução que segundo André Mestre vai permitir que no futuro as pessoas possam falar com os PCs.

O representante da Microsoft neste evento indicou ainda a ligação entre a Cloud e o on-premises que está a ganhar terreno, e de soluções de gestão e criação de valor dos dados para o futuro das organizações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.