Digital Enterprise Show 2021

O impacto da indústria 4.0

Henrik Von Schell é visto como o criador da indústria 4.0 e falou sobre o impacto e oportunidades desta realidade na edição do DES deste ano

O impacto da indústria 4.0

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial tem como principal foco a melhoria da eficiência e a produtividade dos processos, apostando em tecnologias de automatização e troca de dados, utilizando conceitos como sistemas ciber-físicos, IoT, computação em cloud, entre outros.

Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos.

“Industry 4.0 originator” foi um dos temas discutidos na edição do Digital Enterprise Show (DES) deste ano. Henrik Von Schell, é visto como o criador da Indústria 4.0 e um génio da Revolução Digital Europeia e falou sobre o impacto desta realidade. 

Na sua perspetiva, a digitalização é o primeiro pilar da Quarta Revolução Industrial e os elementos-chave da Quarta Revolução Industrial são o ser humano e a junção do mundo virtual ao mundo físico, ou seja, o sistema ciber-físico.

A transformação digital acontece no negócio. O modelo operacional é 70 a 80% da organização e é nas finanças e nos RH, por exemplo, que é preciso aplicar princípios como a otimização, integração e alinhamento, baixo custo e alto desempenho”, explica.

A digitalização é a colisão dos três mundos: o mundo digital, operações digitais e por último, a inovação digital. A digitalização é muito mais sobre inovação do que transformação. Não se pode transformar algo sem inovação e esta é a parte mais crítica”. 

Henrik Von Schell falou ainda do modelo de negócio, a única forma de ligar o modelo operativo e no complexo da gestão da cadeia de abastecimento que na sua opinião, é uma regra de ouro.

"Caso não esteja a funcionar, as operações serão realmente um problema de superação. A gestão da cadeia de abastecimento necessita de alinhamento, transformação e fluxo de trabalho. É fundamental ter uma estrutura de governação de valor", conclui.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.