IT Security Conference 2023

Margarida Leitão Nogueira: Tendência regulatória europeia “comporta impacto económico e operacional para entidades” (com vídeo)

A tendência regulatória no espaço europeu foi a temática abordada no keynote de Margarida Leitão Nogueira, Partner da DLA Piper, na 2.ª edição da IT Security Conference

Margarida Leitão Nogueira: Tendência regulatória europeia “comporta impacto económico e operacional para entidades” (com vídeo)

Margarida Leitão Nogueira, Partner da DLA Piper, debruçou-se sobre a tendência regulatória europeia sobre cibersegurança e o seu impacto nas organizações.

A advogada identificou os principais fatores de risco que estão “na base do aumento do risco em matéria de cibersegurança e, portanto, do aumento dos ciberataques”. A adoção massiva do trabalho remoto durante o período pandémico impulsionou “os acessos às redes e sistemas de informação a partir do exterior das organizações” e “o processo de transição digital”.

Esta transição digital nas organizações ocorreu “de forma repentina” e “sem que tivessem sido adotadas as medidas de segurança necessárias”. De igual modo, no que diz respeito às tecnologias emergentes, como a IoT, “nem sempre são ponderados devidamente os riscos associados” e “aplicadas as soluções técnicas necessárias”.

O “contexto geopolítico complexo” tem contribuído para o crescimento dos riscos. “Sabe-se que alguns dos agentes que levam a cabo ciberataques são agentes estatais que visam, por um lado, a recolha de informação e, por outro, perturbar setores-chave da economia”, afirma.

Neste sentido, a União Europeia sentiu a necessidade de “criar novos requisitos e obrigações legais para as organizações no sentido da proteção das suas redes e sistemas”, assim como de “estender a abrangência de alguns dos requisitos já existentes a novos setores”.

Em particular, a advogada destacou a Diretiva REC, referente à resiliência das entidades críticas; o Regulamento de Ciber-Resiliência, que vai impor requisitos a produtos com elementos digitais; a Diretiva NIS 2, que visa “garantir o elevado nível comum de cibersegurança”; e o Regulamento DORA, que aborda a resiliência operacional digital do setor financeiro.


Diretiva NIS 2

Em vigor desde janeiro, a NIS 2 deverá ser transposta para os estados-membros até outubro do próximo ano. Quando comparada com a diretiva anterior, a NIS 2 vem trazer uma “maior abrangência dos setores e entidades”, como a indústria de gestão de resíduos, dos serviços postais e do fabrico de dispositivos médicos.

A diretiva introduz a “distinção entre entidades essenciais e entidades relevantes”, a melhoria da gestão de risco e o estabelecimento de prazos de notificação de incidentes.

“Responsabilizam-se órgãos de direção e de gestão das entidades” em caso de infração, que devem não só “implementar medidas de gestão de risco”, mas também “supervisionar a sua implementação”. Já a criação da Rede Europeia de Organizações de Coordenação de Cibercrises visa “uma maior partilha de informação e cooperação entre todos os estados-membros”.


Regulamento DORA

Tratando-se de um regulamento e não de uma diretiva, o DORA “não necessita de transposição” e, a partir de 2025, “é aplicável diretamente em todos os estados-membros, sem prejuízo de legislação que venha a ser aprovada”

O regulamento aplica-se a entidades financeiras e empresas tecnológicas que prestam serviços de TIC a entidades financeiras, tendo como objetivo “harmonizar e criar requisitos uniformes para a resiliência e segurança das redes e sistemas de informação” do setor.

O DORA inclui a implementação de medidas de gestão de riscos, de “conteúdo específico conforme legalmente previsto” em contratos entre entidades financeiras e prestadores de serviços de TIC e de testes de resiliência.

Facilita ainda a partilha de informação entre estas entidades, “desde que tenha como objetivo reforçar a resiliência operacional digital”, e estabelece obrigações relativas à gestão e reporte de incidentes.

Regulação “comporta desafios”

“A tendência regulatória europeia tem vindo a impor uma maior exigência a todas as organizações no que respeita ao cumprimento de obrigações e requisitos legais”, refere Margarida Leitão Nogueira. “Esta exigência comporta desafios, comporta um impacto económico e operacional para as entidades abrangidas muito significativo”.

“É fundamental investir-se em cibersegurança enquanto pilar essencial do desenvolvimento do negócio”, sublinha. “Uma preparação adequada pode ser determinante”.

 

A IT Security Conference volta a 10 de outubro de 2024!

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.