Lisboa recebe conferência sobre mobilidade inteligente

O Smart Mobility Summit 2019 terá novamente passagem por Lisboa, depois de já ter tido lugar em São Francisco e Amesterdão. O evento terá lugar nos dias 8 e 9 de maio

Lisboa recebe conferência sobre mobilidade inteligente

O Smart Mobility Summit foi concebido para facilitar a discussão de casos de uso e para apresentar as melhores práticas em tópicos chave que estão a impulsionar a indústria de mobilidade inteligente. A conferência já teve edições em São Francisco, Lisboa e Amesterdão e, este ano, regressa a Portugal nos dias 8 e 9 de maio.

A conferência apresenta dois dias de apresentações e painéis de discussão, representando a vanguarda das tecnologias Smart Cities, a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), as tecnologias de mobilidade urbana e rural e as soluções Smart Energy.

Os serviços da cidade inteligente estão a evoluir rapidamente para atender às procuras dos cidadãos e das empresas. O desenvolvimento de tecnologias, plataformas e serviços de conectividade móvel está a desbloquear novos recursos e oferece uma oportunidade significativa para o setor de comunicações.

A rede de transporte é fundamental para a infraestrutura nacional, mas também tem sido uma das principais causas de gases de efeito estufa. Como podemos reduzir a pegada de carbono para abordar questões ambientais e diminuir a dependência de combustíveis fósseis?

Estes serão alguns dos temas a discussão no primeiro dia do Smart Mobility Summit. Já no segundo dia será discutido a busca por cidades mais inteligentes. Estes devem ser conectados e coordenados para garantir uma prestação de serviços eficiente.

As iniciativas de energia inteligente são essenciais para oferecer sustentabilidade e resiliência aprimoradas - como podem ser um direcionador para a cidade inteligente do futuro?

A oportunidade da Internet das Coisas está prevista para ser ainda maior do que a da própria Internet. A IoT oferece aos fornecedores um potencial de crescimento significativo e uma oportunidade de entrar em novos mercados verticais.

No entanto, também gera desafios significativos. Como os fornecedores podem atender às diversas necessidades de conectividade de vários dispositivos, máquinas e IoT em massa cria problemas de segurança? Como podemos garantir segurança para todos?

Parte da conferência é, também, um desafio para startups, em parceria com a Beta-i. O alvo desta iniciativa são empresas inovadoras que estão a fornecer soluções para transporte urbano, saúde, energia, poluição, conectividade, segurança e muitas outras aplicações indefinidas no futuro.

A IT Insight é Media Partner do Smart Mobility Summit 2019.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.