IDC Directions: 3ª plataforma a tornar-se no paradigma da economia, e não apenas do IT

Na 21ª edição do Directions, que teve lugar no dia 18 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, a IDC realçou que estamos a entrar no segundo capítulo da 3ª plataforma, onde o impacto destas tecnologias deixa de estar confinado à esfera do IT, intervindo na economia

IDC Directions: 3ª plataforma a tornar-se no paradigma da economia, e não apenas do IT

A edição deste ano do IDC Directions, que teve a IT Insight e o IT Channel como media partners, esgotou o número de inscrições - mais de duas mil - e contou com a participação de mais de 60 empresas, espalhadas por 700 metros quadrados de exposição.

Na abertura, Gabriel Coimbra, group vice president e country manager da IDC, destacou o mote do evento - transformar as organizações em nativas digitais - e algumas das previsões da IDC para os próximos tempos.

Os próximos cinco anos serão marcados por uma grande autonomia de produtos e serviços, e por uma automatização das decisões proporcionadas pelas crescentes capacidades de self-learning das máquinas. Ao longo deste período a tecnologia tornar-se-á mais invisível para o cliente final, segundo a IDC, e fortemente integrada, culminando na entrega de novos tipos de experiências.

Uma das grandes mudanças observadas pela IDC, que começou a fazer-se sentir no início de 2018, é o impacto das tecnologias da 3ª plataforma -  cloud, mobilidade, social business e big data - na economia como um todo. “O novo paradigma não é apenas tecnológico, mas económico”, avançou Gabriel Coimbra.

Assim, em 2021, a IDC prevê que metade da economia mundial esteja digitalizada. Em Portugal, este valor deverá ser de 35%. O gap dever-se-á ao facto de, em muitas das nossas organizações, os projetos digitais ainda decorrerem de forma isolada, não estando alinhados com a estratégia do negócio.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.