IDC Directions 2022: “o IT é o sistema operativo das empresas e dos seus ecossistemas”

O Centro de Congressos do Estoril voltou a receber o IDC Directions – que já vai na 25.ª edição – depois de dois anos em que se realizou de forma remota e híbrida

IDC Directions 2022: “o IT é o sistema operativo das empresas e dos seus ecossistemas”

O IDC Directions está de volta. Depois de dois anos em que o evento teve de procurar novos formatos por força da pandemia – em 2020 foi totalmente digital e em 2021 em formato híbrido – o Centro de Congressos do Estoril voltou a receber aquele que é o principal evento de transformação digital e IT em Portugal.

Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager da IDC, começou por recordar os últimos 25 anos de IDC Directions e de como o evento contou com vários participantes de inúmeras entidades que, ao longo dos anos, partilharam a sua experiência com mais de 20 mil participantes.

Mas mais do que olhar para o passado, importa olhar para o futuro. É isso que a IDC tem feito ao longo da sua história; traçar o caminho para o futuro e ajudar os decisores das organizações a melhorar as suas estratégias de negócio baseadas em tecnologia. 

Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor da IDC, relembra que a IDC não prevê o futuro; os analistas da IDC em todo o mundo falam com quem decide e percebem qual é o caminho que o mercado está a tomar para os próximos anos.

O Executive Senior Advisor da IDC afirma que, hoje, o IT é “o backbone e o sistema operativo das organizações”. As organizações de IT têm de se reinventar para se adaptarem e se alinharem com os requisitos do futuro emergente das organizações onde o “IT é o negócio” e onde o “IT é o futuro da organização”. No fundo, o IT já não é uma organização; “é o backbone organizacional e o sistema operativo das organizações e dos seus ecossistemas”.

O pulso do mercado

Bruno Horta Soares e Gabriel Coimbra apresentaram as conclusões de um estudo mundial, com executivos de todo o mundo, incluindo Portugal. No nosso país, os inquiridos afirmam que gerar confiança com os clientes é o futuro do negócio, seguido da fiabilidade dos serviços e experiências digitais (ou infraestrutura) e a criação de empatia com os clientes em escala.

Em termos de risco, a principal preocupação dos inquiridos é o shortage de talento com as competências necessárias, seguido dos riscos relacionados com as novas regulações no tema de cibersegurança. O setor da banca e dos seguros, por exemplo, estão “em pânico” com estes dois riscos, com 82% dos inquiridos deste setor a recear a falta de talento e 75% a regulação de cibersegurança. 

Falando dos novos modelos de negócio, o as-a-Service é a principal prioridade em todas as indústrias analisadas por este estudo, com 60% dos inquiridos a escolher esta prioridade. A receita em perpetuidade pode tornar mais fácil o planeamento de custos, tanto do lado do cliente como da perspetiva de negócio e, habitualmente, reduz a necessidade de readquirir clientes com uma nova compra.

Os inquiridos de várias indústrias (56%) acreditam que a automação e que a tecnologia vai suportar esta realidade. Em Portugal, por outro lado, utilizar a tecnologia para atividades de geração de receita não é uma prioridade para os decisores.

Compromisso é uma ação, não uma palavra”, afirma a IDC. Segundo o inquérito, mais de metade dos inquiridos em Portugal acreditam que os gastos com tecnologia vão crescer mais de 10% este ano, com 17% dos participantes a afirmar que vão gastar mais de 20%.

O papel do CIO não terminou. Uma grande parte dos inquiridos olha hoje para o CIO como alguém responsável por modernizar o IT para alinhar o negócio e permitir melhores resultados. Ao mesmo tempo, os próximos anos serão desafiantes para os CIO, existindo uma expectativa generalizada de que o cargo vai evoluir para a liderança da transformação digital com um forte foco em entregar novos modelos de receita e de orquestrar a transformação digital para melhor agilidade empresarial.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.