Divulgados os vencedores dos prémios CIO of the Year 2016

Os três vencedores dos prémios CIO of the Year 2016 são David Alves (CIO, Sonae), João Figueiredo (CIO, Santa Casa da Misericórdia do Porto) e Luís Newton (Presidente da Junta de Freguesia da Estrela)

Divulgados os vencedores dos prémios CIO of the Year 2016

 

David Alves, CIO da Sonae

Na categoria de Corporate, a CIONET Portugal distinguiu David Alves, CIO da Sonae. Com 17 anos de experiência ao serviço do Grupo, tem a seu cargo um departamento com 500 colaboradores, do qual dependem sete unidades de negócio. O projeto que lhe valeu o reconhecimento pela CIONET consistiu na Transformação da Organização de Sistemas de Informação. 

No seio deste projeto esteve a promoção de uma mudança cultural na Organização que teve por objetivo criar um ambiente de diversidade, desafio e colaboração, minimizando inércia na adaptação, formalismo e hierarquização funcional. O passo mais disruptivo deste processo foi dado em março de 2015, com impacto direto em 500 pessoas. Juntamente com uma nova imagem (BIT) entrou em vigor um novo modelo operativo assente numa trilogia de serviços (think, deliver, run) que é complementada por um conjunto de áreas verticalizadas que dão corpo ao bimodal IT (BI, Digital Channels, Infrastruture e Workplace).

 

Em relação à categoria de PME, a distinção foi para João Figueiredo, CIO da Santa Casa da Misericórdia, devido a um projeto de Informatização do Museu da Misericórdia do Porto. Este projeto visou a informatização do Museu da SCMP de forma a agilizar os processos de organização, pesquisa, classificação, segurança e controlo de acessos, com o objetivo de aumentar,  a eficiência no atendimento de solicitações dirigidas.

 

João Figueiredo, CIO da Santa Casa da Misericórdia

Procedeu-se à instalação e implementação de soluções de TI para o Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto, de forma escalável, que permita o crescimento/evolução do museu e que garante aos visitantes uma experiência próxima das obras que pelas soluções TI implementadas (Realidade Virtual Aumentada, Aplicação MMIPO) permite ao utilizador ter uma experiência única e Autónoma)

 

Luís Newton

Na categoria de Government, o premiado foi Luís Newton.  O vencedor desta categoria é o  Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, e tem a seu cargo onze unidades de negócio. O projeto que lhe valeu o reconhecimento pela CIONET foi o projeto GeoEstrela que pretende definir uma nova filosofia de gestão assente na governação baseada na colaboração entre a comunidade e a autarquia local.

O objetivo deste projecto é que o cidadão assuma o papel central na identificação e resolução dos problemas que o afetam e a estrutura autárquica é organizada em volta disto, reduz-se o desperdício e aumenta-se o foco e a respetiva resolução dos reais problemas que afetam as comunidades.


“Premiar os talentos portugueses em tecnologia e inovação é algo que nos dá grande satisfação. Acreditamos que estas iniciativas são cada vez mais importantes, pelos efeitos positivos que aportam para a indústria portuguesa das TIs e para o nosso país. Esperamos repetir o feito de 2014 e ter este ano um CIO Português como vencedor do CIO of The Year Europeu, como já aconteceu com o Nuno Miller”, refere Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.