Dia 9 - O que esperar do evento da Apple

A Apple realiza o seu evento de “rentrée” dia 9 de Setembro, e é de esperar quem nem tudo seja sobre o iPhone 6s. O gigante de Cupertino é conhecido por saber guardar os seus segredos, mas algumas novidades podem ser antecipadas

Dia 9 - O que esperar do evento da Apple

Para além do facto do evento Apple  ser em São Francisco no dia 9 , tudo o mais é uma boa dose de especulação, numa empresa que nos habituou à imprevisibilidade e surpresa dos seus lançamentos.

Mas com alguma dose de segurança, temos pistas para o que se vai passar lá,  e setembro é desde há vários anos  o mês do iPhone.  Mas esperamos mais:  o anúncio do iOS 9 para os dispositivos móveis, a apresentação do OS X El Capitan para os Mac, uma novo Apple TV e, com muita probabilidade, novos Macs.

Mas a Apple é conhecida por surpreender. Por isso, tudo pode acontecer.

Novos iPhones

É certa a apresentação de novos iPhones, que na tradição de ano ímpar serão "upgrades" das versões anteriores com donominação “S”.
Aqui as coisas não têm corrido à Apple da melhor forma, porque têm existido fugas de informação como água a vazar num passador: sabemos que existiram atrasos na produção, sabemos que tem uma chassi muito similar ao seu predecessor com algumas pequenas alterações.
Fala-se que será mais espesso em 0,7mm devido ao reforço do metal que o tornará mais rígido, de modo a evitar os embaraços causados pelos clientes mais descontraídos  que os colocam nos bolsos das calças (bend-gate).
A bateria será nova, mais fina, para dar espaço a outro hardware e, segundo rumores, com menor capacidade (1715 mAh contra os atuais 1810 mAh ), o que seria ultrapassado por uma melhor gestão de energia do IOS 9.

A tecnologia Force Touch que a Apple usa agora no MacBook é esperada também para os novos iPhones. No MacBook o trackpad é sensível à variação na pressão dos dedos o que pode provocar um feedback das aplicações de acordo com essa pressão. No caso do iPhone 6S é esperado que o Force Touch seja limitado a 3 graus diferentes de pressão, o que vai permitir desenvolver apps que usem esta caraterística no ecrã tátil.

É esperada também uma nova câmara com capacidade de filmar em 4K, o que necessitará de um sensor de pelo menos 12 megapixel e melhorias no processador de imagem, onde se espera um A9 apoiado por mais memória.

Watch OS2 , iOS 9 e OSX 10.11 El capitan

É esperado que o “relógio” da Apple receba o seu primeiro upgrade, portanto o Watch OS2 é quase uma certeza no evento, mas a grande expetativa vai para os sistemas operativos dos dispositivos móveis e do Mac, respetivamente o iOS 9 e OSX 10.11

O novo sistema operativo para iPhones e iPads foi anunciado na conferência de developers em Junho. Sabe-se que terá uma aparência muito similar ao atual 8 mas com novas features.

Numa altura em que a Microsoft e Google investem na era das assistentes pessoais, é esperado que a Siri veja uma nova versão com resultados melhorados na área de pesquisa, assim como uma resposta mais fiável no comando de voz a aplicações. Seria bom que a Siri melhorasse o seu entendimento da língua portuguesa, mas isso pode ser pedir demais.

A gestão da bateria (sobretudo a confirmar-se que ela é mais pequena) é outro aspeto certamente incluído na nova versão do iOS 9, assim como uma app de mapas, que tem-se revelado desde o seu lançamento. ainda com Steve Jobs, “imprópria” da qualidade reconhecida da Apple.

 

El Capitan

 

Desde que a Apple abandonou a série de grande felinos para designar os seus sistemas operativos para Mac, nada parece soar muito bem ao ouvido, nem Yosemite independentemente da sua beleza natural, mas certamente ainda menos “el Capitan” , o nome escolhido para o mais recente OS , o 10.11, que corresponde à designação da imponente formação rochosa existente no Yosemite NationalPark. 

Não é esperado que “el Capitan” traga grandes novidades relativamente ao seu predecessor, mas sim uma melhor performance gráfica. Isso será obtido por uma herança do iOS 8: o Metal que é uma tecnologia core-level graphics que promete 50% mais velocidade na geração gráfica com óbvia implicação em aplicações profissionais, mas também nos jogos. 

O preview do sistema operativo está já no site da Apple. Tem vários melhorias, como um novo Safari e um novo Mail e uma novidade absoluta, a possibilidade de usar várias apps ao mesmo tempo com uma divisão de ecrã, o Split View

É também muito provável o lançamento de uma nova Apple TV, que já há muito tempo não conhece novidades, mas esta set-up-box nunca teve expressão relevante no mercado nacional.

Outras novidades? Seguramente, mas vamos ter mesmo que esperar por dia 9 de setembro.

 

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.