Chave Móvel Digital: plataforma de autenticação chega às empresas

A plataforma para autenticação e assinatura digital, desenvolvida para os sites da administração pública, está agora disponível para as empresas. EDP, MEO e Millennium BCP são as primeiras a disponibilizá-la nos seus sites, para os seus clientes

Chave Móvel Digital: plataforma de autenticação chega às empresas

A Conferência Chave Móvel Digital: Consumidores, Empresas e Estado organizada pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa em parceria com o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa reuniu especialistas do setor público e do setor privado para discutir o impacto da adoção da Chave Móvel Digital pelos consumidores, pelas empresas e pelo Estado.

A Chave Móvel Digital (CMD) é um de autenticação dos cidadãos nos sites da Administração Pública, desenvolvida pela AMA. É para todos os efeitos o Cartão do Cidadão em formato mobile e tenderá a tornar-se no meio de autenticação por defeito em Portugal. O Estado Português tem vindo a fazer a sua implementação nos sites da Administração Pública, mas a grande novidade agora apresentada é a possibilidade de poder ser utilizada também como sistema de autenticação nos sites das empresas.

A CMD permite não apenas a realização de inúmeros serviços online − para cidadãos e empresas – mas também a assinatura de documentos PDF, entre outros formatos. A assinatura com recurso ao Certificado de Atributos Profissionais (SCAP) também já é possível através da CMD, permitindo assim certificar qualidades e poderes do cidadão, em contexto profissional ou empresarial.

Nesta conferência foram apresentadas em primeira-mão as implementações da Chave Móvel Digital em 3 das maiores empresas em Portugal: EDP, MEO e Millennium BCP.

Para a EDP Comercial, a Chave Móvel Digital é uma forma de colocar à disposição dos cidadãos um meio alternativo para se autenticarem e acederem a serviços de entidades públicas e privadas.

“Proporcionar uma vida melhor aos nossos clientes: esta é a nossa motivação para inovar nos serviços que disponibilizamos. A Chave Móvel Digital facilita a interação com a nossa área de cliente e, simultaneamente, promove uma cidadania digital mais ativa”, afirma Gustavo Monteiro, administrador da EDP Comercial.

Na Altice, o site da MEO será o primeiro a disponibilizar Chave Móvel Digital enquanto sistema de autenticação. “Acreditamos que a Chave Móvel Digital irá potenciar a digitalização da vida das pessoas e das empresas e queremos fazer parte deste movimento”, de acordo com João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal.

 

Do lado do Millenium bcp, Rosa Santa Bárbara, Diretora Coordenadora da Direção Banca Direta, realça que o banco "é o primeiro a disponibilizar uma nova forma de acesso ao internet banking através da Chave Móvel Digital", contribuindo deste modo para “facilitar” o dia-a-dia dos clientes. “Estes passam a utilizar a mesmo forma de autenticação com que acedem aos serviços do Estado, sem necessidade de decorar diferentes passwords. Mas o desafio é maior pois poderemos, a curto prazo, oferecer aos cidadãos processos totalmente digitalizados, com forte impacto na satisfação dos nossos clientes e no aumento da cidadania digital. Com mais este passo continuamos a avançar na nossa jornada de inovação.”

O evento contou na abertura com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e de Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Executivo do MUDA.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.