CES 2016: Lenovo vê oportunidade de crescimento no mercado dos PCs

O CEO da Lenovo disse em Las Vegas que o mercado de PCs é atrativo para o fabricante, esperando para breve um ciclo de renovação dos dispositivos

CES 2016: Lenovo vê oportunidade de crescimento no mercado dos PCs

Os dados e as previsões das vendas de PCs não são em nada sintomáticas da situação atualmente vivida pela Lenovo nesta área. Segundo revelou o CEO da empresa, Yang Yuanqing, no CES, o fabricante está a alavancar a sua consolidação na indústria pelo facto de alguns players estarem a abandoná-la. “Ficámos com a sua quota de mercado”.

O responsável disse mesmo que os PCs são um “indústria muito atrativa” e que vê um ciclo de renovação dos equipamentos no horizonte, por muitos terem mais de cinco anos.

A Intel já havia indicado, em novembro do ano passado, que existem mais de mil milhões de PCs com mais de três anos e que metade destes tinham entre quatro a cinco anos.

Yang apontou ainda que esta é uma indústria “com mais de 300 milhões de unidades vendidas por ano” e que vale em torno de 200 mil milhões de dólares. O objetivo da Lenovo é ter um market share de 30 por cento em PCs.

Para tal, pretende impulsionar este ciclo de substituição com o desenvolvimento de PCs mais produtivos e com o suporte direto da Cloud, para que cada equipamento se adapte melhor ao seu utilizador. “Temos que trabalhar com a Microsoft no Office 365 e podemos fazê-lo com a Salesforce em CRM. Este tipo de Clouds têm que estar conectadas aos dispositivos e esta será a estratégia da Lenovo: cada dispositivo estará ligado a uma determinada Cloud, indepentemente de ser um PC, um tablet ou um smartphone", indicou.

Motorola, enquanto marca, deixará de existir

No CES, o fabricante revelou ainda que o nome Motorola será progressivamente eliminado. É o início do fim da Motorola enquanto marca, adquirida pela Lenovo à Google em 2014. A linha “Moto” e o logotipo com o “M” permanecerão, no entanto, numa gama de smartphones premium a serem lançados, segmento onde o fabricante não se tem concentrado tanto. As linhas de smartphones low cost de entrada de gama terão a designação Vibe.

A Motorola continuará, porém, a ser uma divisão dentro da Lenovo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.