C-Days 2022 quer “descentralizar a cibersegurança dos incidentes e colocar a aposta na prevenção”

O C-Days 2022 tem lugar esta semana, no Centro de Congressos do Estoril, e “Apostar na Prevenção” é o tema principal da conferência

C-Days 2022 quer “descentralizar a cibersegurança dos incidentes e colocar a aposta na prevenção”

Apostar da Prevenção” é o tema principal do C-Days 2022, evento organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) – do qual a IT Security (que pertence ao mesmo grupo da IT Insight) é Media Partner – e que tem lugar esta semana no Centro de Congressos do Estoril.

Em jeito de antevisão do evento, Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, falou com a IT Security e explicou que o mote da conferência pretende “descentralizar um pouco esta área da cibersegurança dos incidentes propriamente ditos e colocar a aposta na prevenção para, exatamente, prevenir riscos e impactos desses eventuais incidentes”.

Lino Santos refere que o C-Days tem “vindo a afirmar-se como uma plataforma de excelência para as diferentes comunidades de cibersegurança em Portugal”. O CNCS espera “reunir os profissionais de cibersegurança, mas, também, aqueles que, de uma ou outra forma, gostam do tema” para que se possam partilhar experiências.

 

C-Days 2022, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, tem lugar nos dias 7, 8 e 9 de junho no Centro de Congressos do Estoril

Vamos ter um conjunto de painéis com oradores nacionais e internacionais, especialistas de diferentes origens – académicos, profissionais, cidadãos comuns – para debater diferentes temas com uma abordagem holística que caracteriza o Centro Nacional de Cibersegurança”, acrescenta o Coordenador do CNCS. “Vamos continuar a ter painéis dedicados à componente de sociedade, economia, políticas públicas, riscos e conflitos e, também, tecnologias emergentes num programa de três dias em diferentes salas. Vamos proporcionar um espaço onde as pessoas vão ter que se deslocar, cruzar-se e encontrar outras pessoas dentro do Centro de Congressos do Estoril”.

Lino Santos revela, também, que, paralelamente ao programa, vão existir várias reuniões dos vários fóruns que o CNCS tem vindo a promover, nomeadamente para a “área da energia, para as empresas de distribuição de água potável, as empresas de media, os transportes marítimos, o retalho, a banca ou a saúde”, para além de “uma reunião da rede nacional de equipas de resposta a incidentes”.

Uma novidade este ano é que, pela primeira vez, vamos realizar uma reunião com autoridades nacionais de cibersegurança – ou equivalentes – com os países de língua oficial portuguesa, na quinta-feira da parte da tarde”, conclui.

O C-Days 2022, organizado pelo CNCS, tem lugar nos dias 7, 8 e 9 de junho no Centro de Congressos do Estoril. Pode consultar mais sobre o C-Days no site do evento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.