Axians é parceira do Smart Open Lisboa

O objetivo da Axians é apoiar o desenvolvimento destes projetos, de forma a reforçar a sua robustez, escalabilidade e segurança, para melhor enfrentarem os desafios de mobilidade da cidade

Axians é parceira do Smart Open Lisboa

A Axians Portugal é parceira associada do Smart Open Lisboa (SOL) - Mobility, um programa de implementação de startups que junta, pela primeira vez numa iniciativa deste género, os principais players de mobilidade da capital e o Município de Lisboa. O intuito do programa é validar e integrar soluções inovadoras que possam melhorar a mobilidade dos cidadãos que se deslocam dentro da cidade.

Mais de uma centena de startups de vários países concorreram à iniciativa que se iniciou em maio. Após várias fases de seleção, que incluiu um bootcamp – uma semana em Lisboa, para as startups se darem a conhecer, alinharem estratégias e aprofundarem conhecimentos de gestão – 14 projetos foram escolhidos para implementar, nos próximos meses, provas de conceito. Estes projetos serão acompanhados por empresas de referência, que ajudarão no desenvolvimento das soluções, posicionando-se como potenciais clientes e parceiros. Os projetos que alcançarem maior sucesso terão oportunidade de se estabelecer em Lisboa e de integrar programas de aceleração.

“Com esta parceria, pretendemos ajudar as startups a construir um negócio em vez de apenas desenvolver tecnologia e, caso os desafios e as startups sejam do nosso interesse, podemos mesmo vir a recebê-los na Axians e a acompanhá-los de perto em tudo o que precisarem para se desenvolver. Além disso, esta iniciativa tem muito significado para Lisboa, quer pelo impacto potencial na melhoria dos serviços públicos, quer de renovação da própria cidade. A rede viva de inovação e de experimentação que proporciona às startups é um laboratório real, e isso constitui um modelo muito rico para pensar, desenvolver e experimentar novas abordagens à gestão da cidade e à experiência de vida dos cidadãos”, refere Pedro Faustino, Diretor Executivo da Axians Portugal.

Esta edição do SOL irá durar até final deste ano e marca a evolução para uma abordagem multivertical, com programas específicos, dirigidos a desafios concretos do Município de Lisboa. Após o programa de Mobilidade, terá lugar o SOL Habitação e depois o SOL Turismo. Em cada área serão reunidas empresas inovadoras e parceiros associados ao SOL com startups de todo o mundo.

“O Smart Open Lisboa é importante por várias razões. Por um lado, porque é uma estratégia de inovação aberta, em que se procura estimular o empreendedorismo usando soluções de dados abertos que melhorem a vida coletiva da cidade – em particular a vida das pessoas, através de uma melhor prestação do serviço público. Depois, porque é um desafio à criatividade usando Lisboa como um palco mundial aberto à experimentação de soluções que façam sentido – e daí serem apresentadas soluções viáveis para qualquer parte do mundo”, conclui Pedro Faustino.

Duarte Cordeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Economia e Inovação, revela estar “orgulhoso pela realização desta iniciativa, que contribui para fazer de Lisboa um laboratório vivo de inovação e incentiva empreendedores a aproveitar os dados gerados pelos nossos serviços públicos no sentido de resolver problemas e facilitar a vida dos cidadãos”.

Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i, a promotora do SOL3, felicita todos os parceiros da iniciativa por “contribuírem para fazer de Lisboa uma cidade que aposta na criatividade e empreendedorismo, tirando partido desse movimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e projetar a construção de um verdadeiro ecossistema de inovação”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.