Alvo e Qualiwork sensibilizam gestores e responsáveis de TI para importância da gestão de informação

O Centro de Competências da Alvo recebeu uma ação de formação dedicada a explorar a necessidade das empresas protegerem a informação e, assim, assegurarem a continuidade do negócio

Alvo e Qualiwork sensibilizam gestores e responsáveis de TI para importância da gestão de informação

A informação é hoje um dos ativos mais importantes das empresas e uma vantagem competitiva. A norma ISO 27001 foi o ponto de partida da formação dedicada aos desafios atuais na segurança de informação, organizada pela Alvo e pela Qualiwork, empresa dedicada à implementação de sistemas de gestão segundo normas internacionais, que contou com 40 participantes, e que decorreu ontem, dia 5, no Centro de Competências da Alvo.  A gestão do risco, os incentivos disponíveis através do Portugal 2020, as tecnologias aplicadas à segurança de informação, o backup, o BYOD e os desafios na utilização da Cloud também foram tópicos abordados.   

Nélia Lavos, gestora de formação da Alvo, explicou ao IT Channel que esta é “uma matéria para a qual vai havendo alguma sensibilização”, existindo ainda “muitas ideias pré-concebidas”. A responsável apontou ainda que, “em termos de gestão e continuidade de negócio, há talvez ainda algum desconhecimento do que é a segurança da informação e de como o influencia”, uma vez que  “se percepciona como um problema da informática e não como um problema de toda a organização”. A Alvo entendeu, por isso, que fazia sentido criar um evento que desse a conhecer a norma e esclarecer algumas questões em relação às tecnologias que existem, dando uma visão mais abrangente, tanto para técnicos como para gestores.

Sónia Painhas, diretora técnica da Qualiwork, confirmou que esta é “uma área que em Portugal ainda está pouco explorada em termos de conhecimento e das mais-valias que podem advir com a implementação da segurança da informação”.

No contacto diário que a empresa vai tendo com os gestores e com os diretores, a Qualiwork tem percebido que estes “sentem necessidade de apreender as implicações e os custos associados a esta temática”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.