Branded Content

Transformação digital impulsiona uma rápida mudança nos orçamentos tecnológicos de IT para LOB

Segundo o mais recente relatório de pesquisa da IDC, os gastos em tecnologia estão a deslocar-se nas organizações de Tecnologias de Informação (IT) para as Linhas de Negócio (LOB). Na realidade, a IDC prevê que os gastos em tecnologia LOB irão exceder os de IT, em 2019

Transformação digital impulsiona uma rápida mudança nos orçamentos tecnológicos de IT para LOB

Será esta tendência positiva ou negativa, tanto para as tecnologias de LOB como para as de IT? Aqueles que veem o copo meio vazio, acreditam que a LOB será incentivada a tomar decisões táticas de tecnologia, a curto prazo, cabendo depois ao departamento de IT corrigir os problemas a longo prazo (um papel que o pessoal de IT não vai gostar). Ou então, as empresas podem simplesmente entregar a manutenção dos sistemas já existentes a este departamento, sem o envolver em novas decisões de aplicações ou de novas tecnologias.

No entanto, se uma organização deseja manter o crescimento, nenhum destes cenários deve acontecer. A falta de colaboração entre as duas áreas irá resultar em ineficiência, uma vez que as diversas competências e talentos (dentro dos departamentos de LOB e de IT) não serão aproveitados para gerar vantagem competitiva. À medida que os orçamentos de tecnologia se deslocam para fora dos departamentos de IT, excluir estas equipas das oportunidades da transformação digital, seria contraproducente.

 

De que forma podem as LOB alavancar a força do IT para impulsionar o crescimento dos negócios

Em qualquer negócio, o sucesso exige criatividade, velocidade, colaboração e, mais do que nunca, acesso aos dados corretos. Com a complexidade dos negócios, existem recursos sempre em falta.

Existem áreas críticas em que as competências e conhecimentos das pessoas de IT podem contribuir, de forma crucial, para o crescimento do negócio. Abaixo estão alguns exemplos do que pretendo dizer:

 

1. Cibersegurança

Os conhecimentos de segurança, por parte da LOB, são geralmente definidos por requisitos de negócios específicos dos departamentos. As pessoas do IT têm uma visão mais ampla de segurança cibernética, que abrange toda a organização. Assim, o conhecimento do departamento de IT sobre violações de segurança tende a ser mais abrangente e pode ajudar a proteger melhor os dados de um determinado departamento.

 

2. Integração de sistemas

A parte fácil de utilizar a tecnologia num problema de negócios é a compra e instalação de uma solução. A parte difícil é integrar a nova aplicação com as ferramentas que a LOB já utiliza. Um pleno conhecimento de software de sistemas, redes e vínculos é indispensável para garantir que o negócio atinja um retorno adequado ao nível de novos investimentos em aplicações.

 

3. Eficiência em toda a empresa

Como os profissionais de IT tendem a ter uma visão mais global das aplicações de toda a empresa, evitam-se situações como falta de adesão aos standards e duplicação de esforços. Impor a visão corporativa em oposição à visão dos departamentos em silos pode ajudar na partilha das melhores práticas e lesson learned. Tal colaboração pode resultar em custos mais baixos do projeto, maior velocidade de implementação, menor trabalho de integração e menores custos de suporte e manutenção.

 

4. Manter uma visão única do cliente

À medida que as várias LOB rapidamente se fixam nas aplicações para atender às mudanças nas exigências do mercado, existe o perigo de que as informações do cliente fiquem fragmentadas e que a qualidade geral dos dados do cliente se deteriore. Nesses casos, a orientação do IT pode fornecer uma rede de segurança para garantir que os dados sejam recolhidos, armazenados e analisados adequadamente.

As responsabilidades e as estruturas organizacionais irão alterar-se para otimizar o desempenho dos negócios à medida que as organizações vão introduzindo a transformação digital. Em vez de existirem como entidades distintas, os departamentos de IT poderão começar a viver dentro das organizações.

 

Branded Content

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.