Top 20: mercados para o e-commerce nacional

Novo estudo da ACEPI identifica principais economias na área do comércio eletrónico e de maior adesão aos produtos nacionais, incluindo os 20 principais países-alvo e 6 categorias de produto mais populares

Top 20: mercados para o e-commerce nacional

A Associação da Economia Digital (ACEPI)  revelou as principais conclusões do seu Estudo "Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais". Reino Unido, EUA, França, China, Espanha e Alemanha destacam-se como os 5 principais mercados alvo e com maior potencial de adesão a produtos nacionais através do Digital.

Este estudo, realizado no âmbito do Projeto Norte Digital da ACEPI e comissionado pela ACEPI à empresa mundial especialista em estudos de mercado IDC, teve em conta que a exportação de bens (excluídos os serviços) em Portugal ultrapassou os 50 mil milhões de euros, o equivalente a 26% do PIB e tem como objetivos aferir o estado da economia digital global – com especial atenção para os mercados que sejam mais relevantes ou tenham maior potencial para as PME portuguesas – ser um instrumento de apoio às empresas que pretendam apostar na economia digital e selecionar os principais mercados alvo.

O Estudo "Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais" identifica também as tipologias de produtos, em particular aqueles associados à indústria de produtos transacionáveis, como sejam aqueles referentes a vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração, produtos alimentares entre outros, e tem em conta nomeadamente os seguintes domínios na caracterização dos mercados em análise: Utilização da Internet; Nível de compras online;  Meios de pagamento mais utilizados; Condições de distribuição e serviços postais; Utilização de tecnologias nas empresas; Legislação e regulação; Fiscalidade; Maturidade da Economia Digital; e Exportação de produtos a partir de Portugal.

As 20 economias com maior potencial de adesão a produtos nacionais através do Digital, foram identificadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Exportações: os países selecionados devem ser relevantes no contexto atual das exportações de produtos por parte das PME portuguesas;
  • Riqueza e População: os países devem representar as maiores economias mundiais;
  • Maturidade Digital: os países devem ter uma maturidade digital que potencie as exportações online.

Por ordem alfabética, os países Top 20 são:  Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Marrocos, Polónia, Reino Unido, Suécia, Suíça, Turquia e Rússia, os quais  representam cerca de 80% do PIB e 55% da população mundiais.

 

Categorias de produtos com potencial de adesão a produtos nacionais através do Digital

Categorias de produtos mais vendidos online, nos 20 países considerados:

  • Produtos elétricos e eletrónicos — 23,5%
  • Produtos alimentares e bebidas —  21,4 %
  • Vestuário – 18%
  • Mobiliário e decoração — 16%
  • Calçado e acessórios — 12%
  • Produtos têxteis — 9,1%

Coletivamente, estas categorias representam mais de 15,9 mil milhões de euros - 32% do total de exportações de bens.

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